Colunistas

Raul Petry – 30/09/2022

30/09/2022 - 08h21min

Panela de Pressão

 

FLORES

A Feira das Flores já tem data marcada. Será dias 21, 22, 23 e 28, 29 e 30 de outubro, no Núcleo de Casas de Enxaimel.

 

ARRECADAÇÃO

O fenômeno é nacional. A maioria dos municípios devem vir na mesma batida. Ou seja, arrecadam como nunca. Até mesmo durante a pandemia, os municípios não sofreram queda de arrecadação. Se sim, foi o mínimo. O próprio aumento da inflação ajudou a inflar o caixa das Prefeituras. Em Ivoti, o crescimento da receita nos primeiros 8 meses do ano foi de 25%. Comparado com a previsão orçamentária, chega quase a 30%.

 

INVESTIMENTOS

Ninguém que a Prefeitura jogue dinheiro fora. Marli Heinle Gehm não entendeu como a Prefeitura só gastou 14,64% com a saúde, quando o mínimo previsto é de 15% da receita. Quando explicaram que o percentual baixou com o aumento da arrecadação, Marli ficou ainda mais furiosa. Com mais dinheiro em caixa ela queria que os investimentos na saúde aumentassem na mesma proporção. Não deixa de ter razão, mas como gastar mais se a saúde está sendo atendida. O represamento de exames é por conta do SUS, que é federal. E tem ainda os gastos estaduais com a saúde. Contudo, não é proibido passar de 15%. Tudo depende do enfoque que ao prefeito dá ao gasto. Melhorar a saúde como qualquer outra função do município sempre vem bem.

 

40%

Os gastos com a folha de pagamento caíram para 40%. Só que falta o 13o salário e terço das férias. Afora isso, não contam quanto o município gasta com o Fundo de Previdência, onde lá se vão mais 30%. A conta vai longe. O que espanta é a choradeira dos prefeitos, mas principalmente os governadores, que deploram a redução da alíquota. Aposto que a arrecadação vai aumentar com a redução e não diminuir. Quanto menos imposto e mais baratos os produtos, mais aumenta a arrecadação.

 

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Será que com mais 25 milhões em caixa não dá para separar uns trocos a fim de fazer o projeto da duplicação da Castro Alves, nem levar a sério a Perimetral Leste? Isto seria pensar nas próximas gerações e não só até o final do mandato.

 

PRAÇA

O prefeito vai vetar o nome da praça ecológica São Leopoldo dado pelos vereadores. Como se sabe, para agradar gregos e troianos, ficaram em cima do muro e deram dois nomes a um único local. Jamais visto! Desta forma quem vai ter que sancionar a lei é a própria Câmara de Vereadores. Vai entrar para a história.

 

DECKS

A lei dos decks foi aprovada na segunda-feira. Prova de que temos um mínimo de massa cinzenta na cabeça.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário