Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 31/01/2023

31/01/2023 - 08h05min

Nova Petrópolis

 

EXPEDIENTE

A Prefeitura não vai ter expediente nos dias 20 e 21 de fevereiro. Essas datas são a famosa segunda e terça-feira de Carnaval. Muitos pensam que Carnaval é feriado. Mas não é, em nenhuma parte do Brasil. O que acontece na maioria das repartições públicas é que fazem folga nesses dois dias e acabou. É feriadão de Carnaval e pronto. Em Nova Petrópolis neste ano também vai ser feriadão, mas vai ter uma espécie de compensação do número de horas. Cada funcionário vai ter que trabalhar meia hora mais por dia, até ficar em dia. E o detalhe: essa compensação é para acontecer antes do Carnaval.

 

COMPENSAÇÃO

Sem dúvidas é um avanço na comparação com o que aconteceria antes em Nova Petrópolis e o que segue acontecendo em outros lugares. Se o funcionalismo realmente vai trabalhar essa meia hora a mais por dia, isso dificilmente sabemos. Aqueles que não gostam do batente vão dar o seu jeito de sempre. Mas pelo menos o feriadão vai ter algum tipo de compensação. Eu particularmente prefiro o modelo de compensação que foi adotado em Ivoti há alguns anos. Fecharam a Prefeitura no Carnaval, mas abriram ela em alguns sábados de manhã. O munícipe teve uma vantagem real com isso.

 

GIBIS

No Dia Nacional das Histórias em Quadrinho, nesta segunda-feira (30), os gibis tomaram conta da Praça das Flores em Nova Petrópolis, em mais uma edição do projeto Gibi Sem Dono. Quem passou pelo local durante a tarde pôde parar por alguns minutos e ler as histórias que estavam à disposição. Na Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter, espaços especiais para a leitura das histórias em quadrinho também foram montados, sempre pensando no bem estar dos leitores.

 

PANCADA

O que deve ter frustrado um pouco a programação do Gibi Sem Dono foi a pancada de chuva que caiu no meio da tarde. Me falaram que foram mais ou menos 10 milímetros no Centro. Assim já aumenta um pouco a média de janeiro, que citamos na coluna de ontem. Já devemos ter um total de 100 milímetros em janeiro. A média histórica é de 151 milímetros no mês.

 

TEMPESTADES

O perigo dessa época do ano é a chuva acompanhada de tempestades. Uma foto que circulou ontem mostrava o Centro de Nova Petrópolis coberto por uma nuvem gigantesca e muito escura. O dia virou noite literalmente. Teve uma informação de um atendimento relacionado ao vendaval feito pelos bombeiros. Mas não há notícias sobre eventuais estragos provocados pelo vento.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário