Colunistas
Raul Petry – 31/10/2022
Panela de Pressão
PREVISÍVEL
Embora muita gente achava que Bolsonaro ganharia a eleição, não foi isto que aconteceu. Eu sabia que Lula ganharia porque acredito em pesquisas. Fiz cerca de 100 pesquisas municipais e não me lembro de ter errado uma delas. Sequer boca de urna o Diário errou. Portanto, desde que a campanha começou, Lula sempre estava na frente, a não ser naqueles institutos menores e pouco conhecidos. Não que Lula fosse favorito, mas ele ganhou no primeiro turno com 5% de diferença. Os institutos erraram na votação de Bolsonaro, mas acertaram dando Lula como primeiro colocado.
NORDESTE
O erro dos Institutos de Pesquisa de um modo geral foi de novo errar, mas praticamente ficaram na margem de erro. Lula ganhou por diferença mínima, repetindo-se o que aconteceu em 2014, quando Dilma virou na última hora sobre Aécio Neves quando entraram os votos do nordeste. Por região, Lula só ganhou no nordeste.
FUTURO
O que esperar daqui para a frente do Brasil? O PT será o mesmo da outra vez, ou aprendeu com os erros e não os cometerá mais? Tem uma coisa importante que precisa ser levada em conta. O Congresso Nacional é majoritariamente de direita e de oposição. A esquerda só tem 25% dos congressistas, tanto na Câmara quanto no Senado. Os restantes do da direita ou do centro-direita. O que isto pode significar. Que Lula terá uma vida muito difícil com a composição do Congresso. O Centrão tem força mas os seus simpatizantes não chegarão a 50%. Portanto, para aprovar qualquer coisa tem que contar com os votos da oposição
PORQUE?
Agora vamos fazer uma análise sobre os motivos que levaram a derrota de Bolsonaro. Eu fui simpatizante da sua eleição em 2018, mas em janeiro, um mês depois de assumir, vi que ele não cumpriria 90% do que prometeu. A primeira medida foi tirar o horário de verão. Depois não fez mais nada. A reforma da previdência, mais urgente do que qualquer outra coisa, encaminhou para o Congresso no começo de abril, jogou na mesa da presidência da casa e disse que ele não queria fazer, mas como diziam que o Brasil ficaria ingovernável sem ela, encaminhava ela. Errou na pandemia e virou notícia no mundo inteiro falando em gripezinha coisa e tal. Passou a mão na cabeça dos filhos na história das rachadinhas em vez de se pautar como o presidente anti-corrupção que pregou na campanha. Privatizou só a Eletrobrás e nada mais. Por fim, virou um presidente assistencialista, aumentando para 400 reais o Bolsa Família. O ministro que ele indicou para o Congresso propiciou que Lula fosse candidato. Ele deu o voto de minerva a favor de Lula. No caso da Lava Toga só faltou um voto no Senado. Seu filho votou contra e derrubou a Lava Toga. São apenas alguns erros que ele cometeu, mas que desgostaram muita gente inclusive eu.