Coluna Nova Petrópolis
Resultados do projeto Nova 2050 serão apresentados no dia 22 de outubro
Os resultados do projeto Nova 2050 serão apresentados no dia 22 de outubro, às 19h30, no auditório do Hotel Rothenburg. A Consultora Cepa mostrará a evolução da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e do Plano de Mobilidade Urbana do município durante o evento que é aberto ao público. Após a apresentação dos resultados, será realizada uma coletiva de imprensa para sanar dúvidas e dar mais esclarecimentos sobre a Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana. Os dois momentos da noite serão muito importantes Com certeza existe muito curiosidade em torno dos resultados apurados pela Cepa. Mas também é importante que se tenha claros os passos que serão dados de agora em diante.
DUAS REFORMAS
A coluna de ontem tratou toda ela da presença de representantes da EGR na Câmara de Vereadores. Mas ficou faltando um detalhe muito importante. Talvez a notícia mais positiva dada por Urbano Schmitt em Nova Petrópolis. É a reforma da ERS-235 nos acessos a Nove Colônias e ao Pedancino. No primeiro serão refeitos 600 metros de asfalto. Quero acreditar que a sinalização também melhorará, principalmente no Pedancino. Segundo a EGR, as obras acontecerão nos próximos dias. Já estariam acontecendo se não fosse a chuva.
MAS É SÓ
Os vereadores questionaram o presidente da EGR sobre outras demandas na estrada, como o acesso ao Vale Verde e construção de acostamento entre a nova rótula e o início da Av. 15 de Novembro. A EGR não projeta estes serviços, visto que logo deverá ser extinta e as estradas novamente entregues à iniciativa privada.
MUITA ATENÇÃO
A propósito da futura concessão da ERS-235, o próprio presidente da EGR alertou que será necessário que a comunidade de Nova Petrópolis fique muito atenta aos termos do edital e do contrato. Provavelmente será um contrato de 30 anos e os investimentos que não estiverem contemplados nele poderão ser esquecidos, pois dificilmente serão feitos. Portanto, os momentos que antecederão o edital da ERS-235 serão decisivos para o futuro de Nova Petrópolis.
A CONTRADIÇÃO
O curioso é que por um lado a EGR diz que não tem tempo hábil de fazer uma obra simples como é aquele acostamento de 900 metros. Por outro, acabou de assinar convênios com prazo até outubro de 2021! É o que aconteceu no último dia 10, em São Sebastião do Caí. A EGR renovou convênios com bombeiros voluntários de vários municípios, inclusive de Nova Petrópolis. Os contratos para o atendimento de resgate, salvamento de vítimas de lesão corporal em acidentes de trânsito, incêndios, apoio a operações nas vias, quedas de árvores e quedas de barreiras têm duração de 24 meses, com possibilidade de prorrogação. E eu achando que em 2021 a EGR já estaria extinta e esquecida…
NADA CONTRA
Nada contra os convênios assinados pela EGR com os bombeiros voluntários. Pelo contrário. A iniciativa de firmar estas parcerias é um das mais importantes qualidades da EGR. Ela garante um atendimento muito qualificado nas estradas e, com o dinheiro repassado, ajuda os bombeiros a se manter. A corporação de Nova Petrópolis receberá R$ 15 mil por mês.