Conecte-se conosco

Colunistas

Reunião que discutirá a pavimentação das ruas do Jardim Arroio das Pedras acontece hoje

09/04/2018 - 11h00min

Os moradores das ruas de chão batido do bairro Jardim Arroio das Pedras estão convidados para uma reunião na noite de hoje, às 19h, na Casa Mortuária da comunidade. Na mesma será discutida a pavimentação das ruas. O prefeito Daniel Ruckert estará no encontro.

“PANO PRA MANGA”

O projeto de lei que tramita na Câmara e altera o Código de Postura deve dar muito “pano pra manga”. O prefeito Daniel mandou apenas a regulamentação do uso do Parque Jorge Kuhn e as praças, algo que precisa ser feito também. Do outro lado estão os vereadores que são cobrados dia e noite quanto ao regramento da criação de animais de grande porte. Eles querem que cavalos, cabritos e ovelhas sigam o mesmo regramento da criação de aves, suínos e bovinos.

BENEFÍCIO

Não sei quem foi que criou o Código de Postura, e não entendo como na época não se previu regramento na criação destas espécies de animais. Não entendo como o então projeto foi aprovado sem citar cavalos, cabritos e ovelhas, ou se alguém recebeu algum benefício para que não fossem incluídos. Uma coisa é certa, o prefeito, vice e vereadores de hoje estão com a “batata quente” na mão e precisam tomar decisões. É preciso criar regramento para não gerar mais atrito na própria comunidade. Se não, daqui a pouco, alguém vai dizer que, se o vizinho pode e ninguém faz nada, qualquer um pode.

ATENÇÃO

O vereador Márcio Schons chamou a atenção para que não sejam atingidas as famílias tradicionais que ainda criam algum franguinho, uma vaquinha de leite, enfim, aqueles que mantêm a tradição de ter um ou outro animal em casa. E temos muitos casos assim. A nossa área urbana cresceu muito nos últimos 15 anos e quando houve esta transformação não se pensou na questão da criação de animais. Acho que sim, devemos mudar a lei, mas nunca atingindo inocentes que possuem um ou outro animal a mais de 30, 40, 50 anos…

DISCUSSÃO

Acho que a melhor saída é sentar todos juntos e discutir a criação da lei. Agir é preciso. Até porque tem morador querendo vender a casa e deixar a cidade porque aqui não há quem cria e cumpre as leis. Acho que a solução é sentar prefeito, vice, vereadores, Sindicato Rural, Emater, Conselho Municipal da Agricultura, a própria Associação dos Agricultores, enfim. Tenho certeza que todos opinando, dando sua contribuição, contribuirá para chegar a um acordo e altere o Código de Postura no quesito criação de animais na forma que agrade a todos.

DESCONTO

O vencimento do IPTU com 10% de desconto ocorre amanhã, dia 10. Caso o contribuinte não tenha recebido o carnê, pode emiti-lo no site www.picadacafe.rs.gov.br. Lembrando que se o contribuinte optar pelo parcelamento do IPTU, ele poderá retirar o carnê na Prefeitura Municipal após 18 de abril.

BOLSO

A população está sentindo no bolso a crise que assola o país e em Picada Café não é diferente. A queda na arrecadação fez com que não se desse a opção de 20% de desconto no IPTU como vinha sendo feito há cerca de 10 anos. Me lembro que os índices de quem aproveitava os descontos eram grandes, chegando a quase 90% dos contribuintes. Acredito que deve ficar mais ou menos nisso agora com os 10% ainda oferecidos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.