Coluna Estância Velha

Revitalização em vista

27/02/2019 - 11h00min

Conversei com o secretário Klaus ontem e ele me comentou que o Matinho da Prefeitura está próximo de ter a revitalização finalizada. Um portão, alguns bancos novos, uma limpeza e o cercamento. Teremos uma área de preservação ecológica que poderemos desfrutar do contato com a natureza. Quem lembra como estava o local sabe que não havia condições de ir até lá querer passar mais do que alguns minutos. Essa limpeza e mudança veio em um bom momento, onde carecemos de áreas de lazer. No entanto, é importante lembrar que não adianta de nada que o local seja revitalizado, mas que a população cuide. Não adianta querer que seja feito algo bom para a cidade se não ajudarem a manter em ordem. Muitos de nós estão acostumados a deixar que a Prefeitura faça tudo e só aparecer para reclamar quando não faz, mas nossa parte também precisa ser feita. Somos responsáveis por mais do que a fiscalização dos nossos governantes, somos responsáveis pela nossa cidade. Políticos vêm e vão, mas nós ficamos aqui e, espero, numa cidade melhor.

TÍTULOS DE ELEITOR

Quase 600 pessoas podem perder os títulos de eleitor só em Estância Velha por não terem votado nas últimas três eleições. A falta de justificativa para essas ausências é o motivo para essa possibilidade. Mas aqui, quero me atentar a uma coisa específica: a votação. Vivemos reclamando, falando mal de políticos, dizendo que o País, o Estado, a cidade, não têm jeito, mas quando temos a chance de mudar nós não o fazemos. Preferimos manter a velha política, eleger dinossauros que estão há muito tempo no mesmo lugar não fazendo nada e, mesmo agindo assim, esperar que algo mude. Não vai mudar. Essas quase 600 pessoas mostram que estamos no caminho errado, que deveríamos querer participar mais da vida do nosso país e não apenas ir para a internet reclamar. Não vamos fazer nada se não começarmos a agir. Não vamos fazer nada se deixarmos que os outros façam por nós. Nossas ideias são diferentes e está na hora das vozes serem ouvidas para não serem silenciadas.

APENADOS

De novo vou falar da vinda dos 10 apenados para trabalhar nas Secretarias de Obras e Meio Ambiente. Fiquei muito feliz ao postar uma matéria sobre isso no Facebook do jornal e – salvo um ou outro comentário – ver tanta gente parabenizando a iniciativa. Um dos comentários, inclusive, me chamou a atenção pela coerência. A moça dizia que devemos dar a oportunidade, pois eles somente escolheram errado e “quem nunca pecou”. Está na hora de tirarmos os olhos do nosso próprio umbigo e notar que não somos perfeitos, que cometemos erros. Mesmo que nossos erros não nos levem à prisão, muitas vezes, não são menos vergonhosos que atitudes como as que privam alguém de sua liberdade. Não somos perfeitos e está na hora de perceber isso para, então, crescermos como sociedade. Dando oportunidade para quem precisa, dando oportunidade para todos – de verdade – e vendo que se faz mais ajudando do que condenando.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário