Coluna Nova Petrópolis

Roçada na BR-116 é realizada, mas daquele jeito…

25/03/2019 - 11h00min

Conheço alguns funcionários da Prefeitura que operam o chamado “trator roçadeira”. É um serviço que o município realiza nas áreas de sua responsabilidade. Às vezes demora a acontecer em alguns lugares. Mas quando chega, o serviço costuma ser muito bem feito, não restando qualquer galho de capim para contar a história. Dá gosto de ver o resultado. É a estes funcionários que me refiro: o que será que eles pensam quando passam pela BR-116 e constatam a qualidade do serviço de roçada lá realizado pelo Dnit? Eles, que são acostumados a literalmente “passar a máquina”, eles devem até achar certa graça dessa situação. Aquela roçada na BR poderia/deveria ser muito melhor executada. Nos lugares em que o capim elefante estava invadindo a pista, até parece que tentaram aparar passando com um pneu por cima, e não com uma lâmina. Cortar um galho de árvore? Nem pensar! Isso sem contar que todo o material cortado ficou jogado do mesmo jeito que caiu no chão. A natureza e o tráfego de veículos que se encarreguem da limpeza final.

COBRANÇA

Mas pelo menos a roçada aconteceu e, por algum tempo, aquele trecho da rodovia se tornou mais seguro e a beleza do outono poderá ser melhor apreciada pelos turistas. Muitos se empenharam para que o Dnit cumprisse com essa responsabilidade tão básica. Destaque para a Rota Romântica, que assumiu esta bandeira de cobrança há bastante tempo.

RECORDE DO MÊS

Ainda no âmbito federal, na última sexta-feira foram vistas duas viaturas da PRF junto ao posto policial de Nova Petrópolis.

CONTAS PAGAS

Circula a notícia de que o Daer finalmente pagou as suas dívidas com os fornecedores de asfalto, o que na prática autoriza o órgão a fazer novas dívidas e, assim, operar por alguns meses. Tende a ser uma expectativa positiva para a demanda em Linha Temerária. Se o Daer realmente voltou a ter o fornecimento de asfalto, logo saberemos se aquela estrada realmente é prioridade, como anunciou com o dedo indicador erguido o secretário dos Transportes, Juvir Costella.

GALHOS ACUMULADOS

Não sei sobre todos os bairros, mas a lista para recolhimento de galhos e restos de podas deve estar bem grande em Nova Petrópolis. Na Av. 15 de Novembro, bairro Piá, existe um monte que já passou do aniversário de um mês.

CINESERRA

Foi divulgada a programação do CineSerra 2019. Assim como em edições anteriores, Nova Petrópolis receberá uma das etapas. No dia 5 de abril, uma sexta-feira, no Espaço Mais Cultura, serão exibidos seis títulos: “Fè Mye Talè” (ficção); “Um Corpo Feminino” (documentário); “Vic Limberger – Setembro” (videoclipe); “Indo” (ficção); “Yangos – Bailando en Una Pata” (videoclipe); e “Uma Questão de Alimentação” (documentário). Notem que temos o sobrenome deste colunista em um dos títulos. Mas isso não passa de uma grande coincidência. O início é às 20h e a entrada é gratuita.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário