Coluna Nova Petrópolis

Saiba por que o prefeito e vereadores não tiveram um bom aumento de salário em 2019

14/05/2019 - 11h00min

Atualizada em 14/05/2019 - 14h00min

Mês passado a Câmara de Vereadores aprovou o reajuste de 8,23% para o funcionalismo municipal. Você que trabalha em uma fábrica, oficina, loja, restaurante ou hotel e que dificilmente terá um reajuste destes em 2019, você poderá achar que é muito. Assim como eu também acho. Mas esta é a lei, que estabelece o IGPM como indexador. Lei se cumpre. Falando na lei, quando a Câmara a aprovou, chamou a atenção que este reajuste camarada se aplicou também aos salários do prefeito, vice, secretários municipais e vereadores. Todos são considerados “funcionários públicos” na interpretação atual. Leitores desta coluna me questionaram sobre isso, lembrando que em anos anteriores os salários do prefeito, vice, secretários e vereadores eram reajustados pelo IPC, que neste último período ficou um pouco acima de 4%. Teriam os graúdos dado uma de espertinhos, mudando a interpretação da lei justamente num momento tão favorável a eles?

IGPM x IPC

Acredite se quiser, mas em passado recente, o prefeito, vice, secretários e vereadores tinham os salários reajustados por um indexador diferente do funcionalismo. Isso criou situações injustas, como no ano de 2015, quando o funcionalismo teve reposição de 4,11% (3,11% da inflação/IGPM mais 1% de aumento real), enquanto que os outros ficaram com 4,93% do IPC. Era um desequilíbrio que precisava ser corrigido.

ESPERTINHOS?

Mas então, será que prefeito e companhia resolveram trocar o IPC pelo IGPM justamente num ano com resultado tão favorável? Não. Essa troca já aconteceu em 2018, quando o IGPM teve resultado de 0,20%. A propósito, justiça seja feita. Em 2018, os salários do prefeito, vice, secretários e vereadores tiveram a correção desses 0,20% do IGPM, ao passo que o funcionalismo teve ainda 1,8% de aumento real.

2% É POUCO

“Ah, mas lá em cima ele disse que 8,23% é muito… Então tem que dizer que 2% em 2018 foi pouco!”. De fato, foi. A diferença é que no ano de 2018 os empregados da iniciativa privada também tiveram reajustes bem próximos disso, 2%. E olha lá!

PATRONO

O escritor André Werkhasen Boone é o patrono da 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis. Conforme a Secretaria da Educação, ele aceitou o convite durante uma visita à Prefeitura no dia 10 de maio, quando conversou com o secretário Ricardo Lawrenz e a professora Carina Kehl. O escritor é deficiente visual e recentemente publicou o livro “Ser André Werkhausen Boone”. A Feira do Livro acontecerá de 7 a 13 de outubro, na Rua Coberta.

BINGO

Neste sábado, dia 18, acontece mais um bingo da Escola Jacob Jaeger, do Pinhal Alto. O evento acontece a partir das 19h30 no Centro Social e Cultural da comunidade. O preço das cartelas é o tradicional: uma por R$ 8 e três por R$ 20. É possível compra-las com os pais dos alunos, funcionários da escola e integrantes do CPM, ou ainda na hora do bingo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário