Santa maria do Herval

Por: Rogério Savian

ASFALTO CONCLUÍDO!

* Chegou o tão esperado momento de dizer: “Está concluído o asfalto da Vila Ferraria!”. Essa foi uma espera de anos e, enfim, o governo do estado concluiu o trecho de 800 metros. Já perdi as contas de quantas foram as matérias que publicamos relatando as promessas, expectativas, queixas, revoltas e pedidos dos moradores. No verão o assunto era a poeira, no inverno era o barro, sem contar as dificuldades devido aos buracos.

* Para surpresa de todos (até dos mais pessimistas), a obra conseguiu ser entregue ainda em 2017. Ficou muito bonita e tomara que agora realmente resista, ao contrário da primeira vez. Mas sabemos que ali é um trecho de bastante movimento de veículos pesados e isso exige bastante da estrada. Outra coisa que me chamou a atenção é que nas laterais o asfalto está “macio” (se desmonta facilmente). Tomara que isso esteja acontecendo porque foi colocado nesta semana, mas que nos próximos dias ele endureça.

* Também não dou muitos dias para começarem os pedidos por redutores de velocidade. Porque uma pista lisa daquele jeito acaba sendo um convite a pisar um pouco mais no acelerador. Mas isso cade a conscientização de cada um.

NATAL NO TEEWALD

O município está programando uma intensa programação de Natal para esse final de semana. Na sexta-feira acontecerão as apresentações dos corais e do CTG, no Largo da Igreja Matriz, a partir das 20h. No sábado, às 9h30, vai acontecer o culto ecumênico, a confraternização natalina e o encerramento do ano da Assistência Social, no CTG Amigos da Tradição. Já no domingo será a tradicional solenidade, no largo da Matriz. A partir das 19h15 acontecerá o pronunciamento da prefeita Mara e a mensagem de Natal com os líderes religiosos. Após vai ter as apresentações natalinas, show de fogos e a chegada do Papai Noel. Em caso de chuva, no domingo, será no Salão Paroquial.

BANHEIRO PARA CADEIRANTES

Esta semana fomos procurados por um morador do município que sua mãe é cadeirante e ele nos comentou a dificuldade que ela enfrenta em conseguir banheiros adaptados nos locais onde frequenta. São poucos os estabelecimentos que já possuem esta conscientização. Quem sabe, aqueles que inda não estão adaptados, comecem a pensar também nessas pessoas. Fica ai uma dica!

AGRICULTURA

Quero compartilhar com vocês alguns números da agricultura deste ano. Foram entregues 510 toneladas de calcário a preço de custo; 335 agricultores utilizaram um total de 980 horas de trator; Foram entregues 231 sacos de batata-semente; No programa troca-troca foram 266 sacas de milho; Foram 330 horas de retroescavadeira, sendo que o enterro de animais é feito de forma gratuita; 220 horas de trator esteira para a limpeza de acessos e roças, sendo que a prefeitura subsidia 40% do valor; Ainda teve a terceirização de outras 135 horas de retroescavadeira; No próximo ano os programas devem continuar.