Conecte-se conosco

Colunistas

Se ocorreu falha humana ninguém mais pode se arriscar

24/04/2018 - 11h00min

O trânsito no Brasil é um dos mais violentos do mundo. Cerca de 60 mil pessoas morrem nas estradas e ruas das cidades por ano. É uma carnificina igual as mais sangrentas guerras espalhadas pelo mundo. Em Ivoti, no dia de ontem, aconteceu o que se repete pelo país todos os dias. Uma tragédia entre um caminhão que esmagou o carro de Felipe Braun, nosso grande amigo que, por inteira justiça se transformou no presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Felipe é acima de tudo um escritor e pesquisador da colonização alemã, tendo escrito já vários livros ao longo do tempo em inúmeros municípios do Estado, principalmente da região. É um jovem idealizador que esteve na hora e no local errado na manhã de ontem. Uma carreta na sua frente veio para trás repentinamente e, como ele estava atrás, foi abalroado pela carreta. Ele escapou com vida por milagre. Quem olha o carro dele não acredita que escapou com vida. No entanto, as notícias não são muito animadoras. A princípio Felipe teria apenas quebrado costelas e uma perna. Depois vieram as más notícias dando conta que ele estava na UTI com coágulo no pulmão e outras complicações, que obrigaram que respirasse por aparelhos. Um jovem idealizador como ele é vítima da carnificina no trânsito brasileiro.

UM PARÊNTESE

Dias antes, um sujeito que bateu num carro e no papa entulho demolindo os dois e que estava embriagado, pagou 300 reais para ficar livre. Este é o grande problema no país, a impunidade. No trânsito a impunidade é fatal. Imagina, o sujeito poderia ter matado gente e teria saído da mesma forma pagando a fiança de alguns trocados. Nos Estados Unidos as fianças são fixadas em milhares de dólares ou mesmo milhões, dependendo da renda do sujeito. E não tem perdão para ninguém, todo mundo é igual perante a lei.

VOLTANDO

Voltando a Felipe Braun, vamos torcer para que tudo dê certo com ele e se recupere plenamente. Ele merece, é gente muito boa. Eleger-se vereador em Novo Hamburgo como ele sem usar meios não muito republicanos como é praxe nas campanhas políticas foi um feito muito grande dele. E sentar na cadeira de presidente da Câmara de Vereadores foi outro feito de Felipe. A tragédia acontecida ontem não pode levá-lo desta vida. Vamos todos torcer por ele, que tem muito a fazer nesta vida.

CAUSADOR

E o que vai acontecer com o causador do acidente. Ninguém está acusando o motorista do caminhão, mas como alguém que segue numa via pública quase morre só porque estava atrás de um caminhão carregado. Supõe-se que o motorista tenha a perícia suficiente para dirigir um caminhão nas estradas e na cidade como foi o caso que aconteceu. Não dá para tolerar um caminhão vir para trás pra cima dos carros que se aventuraram em segui-lo pela Castro Alves. Tem que ter havido uma falha humana, senão ninguém mais pode ficar atrás de um caminhão morro acima sob pena de correr sério risco de morrer como é o caso do presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.