Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Sean bienvenidos, bailarines

13/07/2018 - 11h00min

Como seis dos oito grupos internacionais que desembarcam em Nova Petrópolis para o Festival Internacional de Folclore, que inicia hoje, falam espanhol, nada mais justo que saudar a chegada destes dançarinos no idioma. Além destes oito grupos internacionais, outros oito grupos brasileiros também chegam para o evento, e ainda, mais oito grupos do Rio Grande do Sul. Para fechar a contagem, 20 grupos de Nova Petrópolis fecham a programação deste grande evento. Ao todo, serão 44 grupos no palco do folclore de Nova Petrópolis, com a diversidade não só no idioma, mas na cultura trazida que será apresentada. Uma coisa une esse povo todo: a diversidade. E não é à toa que o slogan do festival é “A diversidade é o que nos une”. Além da diversidade, o amor pela arte, pela cultura e pela preservação da rica história de cada um. É isso que é o festival: a união de diferentes culturas falando o mesmo idioma: a dança. Que comece mais um grandioso Festival Internacional de Folclore.

LINHA ARARIPE

O acendimento da chama folclórica neste ano será na Associação Cultural e Esportiva de Linha Araripe. Começa às 19h e contará com apresentações culturais e a solenidade de abertura da 46ª edição do evento. Esta etapa do evento costuma ser muito bonita e os grupos, principalmente os locais, se preparam bastante para esta ocasião. É o marco do início das festividades.

O PALCO

Não somente o palco da Rua Coberta, mas a praça como um todo é palco principal do evento. Depois de alguns meses com apenas passagens curtas pelo município, passei para ver a praça, como ela está, e me deparei com uma surpresa agradável. Ficou muito bom o espaço da praça sem as casinhas de artesanato, que se mudaram para um prédio construído há algum tempo. Dá um ar mais limpo para a praça, pelo espaço que ocupava. Sem contar que o prédio de artesanatos ficou bonito também, e muito organizado. As latas pintadas de verde foram substituídas por lixeiras bonitas, de madeira, e o labirinto está podado e pronto para receber visitantes. O único detalhe que estraga um pouco esse visual da praça é a falta de grama em alguns pontos. Nem fui atrás para saber porque não tem grama ali, até mesmo porque nessas épocas úmidas e de chuva é difícil manter o gramado, ainda mais com muitas pessoas transitando no local. Mas, no mais, tá muito bonita a praça e pronta para receber os visitantes.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.