Coluna Nova Petrópolis
Segue o impasse envolvendo funcionários da Saúde em Nova Petrópolis
Passaram-se duas semanas desde que este assunto foi abordado aqui na coluna pela última vez. Nesse tempo houve explicações e justificativas de ambas as partes, protestos, reuniões do sindicato, abertura de novas sindicâncias na Prefeitura, denúncias de perseguição (inclusive contra um residente) e ironias nas redes sociais. Mas o fato concreto é que o impasse na Secretaria da Saúde, provocado pelo corte do transporte para as equipes dos postos de saúde interior, segue longe de uma solução. Como era previsto, na quarta-feira o caso foi levado ao Ministério Público.
UM PRÓ E UM CONTRA
Dia 14, em uma coletiva de imprensa, o prefeito Regis Hahn deu novas explicações sobre os motivos que levaram a administração a decidir sobre o corte no uso dos carros. Do que li na reportagem publicada pelo Diário, dois pontos me chamaram muito a atenção. Segundo o prefeito, durante a greve dos caminhoneiros foi pedido às equipes que permanecessem no interior ao meio dia, para economizar gasolina. O prefeito diz que essa recomendação foi seguida só durante um dia. Lembremos que na época da greve a Prefeitura tomou diversas medidas para economizar combustível e manter os serviços essenciais. Esse fato envolvendo os carros da saúde não se tornou público à época, o que é uma pena. Agora fica o dito pelo não dito. Mas, sendo verdade, é sim um ponto que pesa contra as atuais reivindicações dos funcionários. Por outro lado, na coletiva o prefeito também disse que não tinha apoio da ex-secretária da Saúde, Crislei Gerevini, para tomar essa decisão no primeiro mandato. A declaração pegou mal, não só nos meios políticos, onde é reconhecido o trabalho de Crislei enquanto secretária da Saúde. Se Lelo tinha a convicção de que o mais apropriado era cortar o uso dos carros, deveria tê-lo feito. Tal argumentação nem se sustenta porque a decisão que originou o impasse foi tomada dois anos depois que Crislei deixou de ser secretária. Está na cara que o motivo da decisão ter sido tomada só agora é outro.
MINHA APOSTA
O prefeito e os funcionários descontentes seguem firmes em suas posições, sem dar sinais de recuo. Ninguém pode tirar do prefeito a legitimidade de tomar as decisões de governo. Nestes casos, até o Ministério Público costuma dizer que não pode interferir. Mas obviamente o prefeito não quer uma equipe descontente, muito menos gritando a cada dois dias na janela de seu gabinete. Então eu apostaria que daqui a pouco será buscado um denominador comum. É o que está faltando. Do jeito que está, a coisa não se sustenta.
ENCONTRO DE MOTOS
Neste final de semana acontece na Praça das Flores o 9º Encontro de Motos de Nova Petrópolis. Um grande evento que também ajuda a tornar a cidade conhecida. Será sexta (das 18h às 21h), sábado (das 9h às 18h30) e domingo (das 10h às 21h). Haverá diversos shows, bares com bebidas e lanches e lojas com produtos para motos e motociclistas. A realização é do Motoclube Capetas da Serra.