Conecte-se conosco

Colunistas

Segundo o Idese (Índice de Desenvolvimento Sócio Econômico), Picada Café possui a melhor educação do Estado

25/04/2018 - 11h00min

Dados de 2015 indicam que o índice do município é 0,855, seguido de Casca com 0,836 e de Campinas do Sul com 0,829. O índice é composto de algumas variáveis como a taxa de matrícula na educação infantil e ensino médio, notas dos alunos do ensino fundamental na Prova Brasil e percentual da população com ensino fundamental completo.

DESTAQUE

Para entender esse contexto positivo o repórter da Zero Hora, Marcel Hartmann, esteve em Picada Café segunda-feira, 23. Ele interagiu com professores, pais, funcionários, alunos, diretores, supervisores e pedagogos das Escolas 25 de Julho e Quatro Estações. “A gente procura dissecar onde está a diferença. Que ações fizeram com que Picada Café chegasse nesse nível de excelência?”, questiona o repórter. As respostas estarão em uma matéria que será veiculada em maio. Marcel também conversou com o secretário de Educação, Marcelo Marin, vice Luciano Klein e prefeito Daniel Rückert.

OASE

Será sábado, dia 28, o tradicional bingo da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE). O mesmo inicia às 19h no Centro Evangélico São João. Entre os prêmios estão uma poltrona com puff, dentre muitos outros. De acordo com a diretoria, haverá cerca de 70 rodadas e prêmios consolação. Cartelas na hora a R$ 10,00. Haverá venda de lanches e bebidas. Informações (54)3285-1862 ou (54)99989-4938.

EM PROL DO HOSPITAL

O bingo de sábado é aguardado porque 50% do lucro é destinado ao Hospital Nova Petrópolis. Todos os anos a entidade promove o evento e ajuda a instituição de saúde. Falando em Hospital Nova Petrópolis, ano após ano a instituição passa por dificuldades financeiras e toda e qualquer ajuda é importante. A entidade não tem o que reclamar. Vira e mexe a direção vem em busca de mais recursos da Prefeitura Municipal. A gente sabe que, com o Posto de Saúde 24 horas aqui, poucos pacientes acabam necessitando do hospital.

DUAS OPÇÕES

A população de Picada Café é feliz e muitas vezes não valoriza. Hoje o cafeense tem duas opções quando precisar de saúde. Além do 24 horas, ainda conta com o Hospital Nova Petrópolis. Mesmo assim há quem reclama. A gente sabe que fazer saúde custa caro e por isso temos que valorizar.

ROÇADAS

Esta semana os operários da secretaria de Obras iniciaram a roçada das margens da BR-116. Mais uma vez nossos operários são obrigados a deixar de lado o serviço nas ruas municipais para cuidar da rodovia. A gente sabe que isso não é o correto, mas ao mesmo tempo sabemos que se não cuidarmos, o mato toma conta. Uma coisa que é de se lamentar é a quantidade de lixo que está jogado ao longo da via. Alguém deveria recolher.

ASSUNTO

A discussão sobre a mudança no Código de Postura do Município, mudança esta que deve ter sido votada ontem, trouxe a tona uma questão. Em Picada Café surgiram muitos loteamentos nos últimos anos. Na semana passada o vereador Selvino Boettcher levantou a questão e alertou da necessidade de se frear este desenvolvimento. Justamente para que não sejam atingidas áreas rurais, pontos importantes onde os produtores possam investir em aviários, plantações,…

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.