Colunistas
Segundo o Idese (Índice de Desenvolvimento Sócio Econômico), Picada Café possui a melhor educação do Estado
Dados de 2015 indicam que o índice do município é 0,855, seguido de Casca com 0,836 e de Campinas do Sul com 0,829. O índice é composto de algumas variáveis como a taxa de matrícula na educação infantil e ensino médio, notas dos alunos do ensino fundamental na Prova Brasil e percentual da população com ensino fundamental completo.
DESTAQUE
Para entender esse contexto positivo o repórter da Zero Hora, Marcel Hartmann, esteve em Picada Café segunda-feira, 23. Ele interagiu com professores, pais, funcionários, alunos, diretores, supervisores e pedagogos das Escolas 25 de Julho e Quatro Estações. “A gente procura dissecar onde está a diferença. Que ações fizeram com que Picada Café chegasse nesse nível de excelência?”, questiona o repórter. As respostas estarão em uma matéria que será veiculada em maio. Marcel também conversou com o secretário de Educação, Marcelo Marin, vice Luciano Klein e prefeito Daniel Rückert.
OASE
Será sábado, dia 28, o tradicional bingo da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE). O mesmo inicia às 19h no Centro Evangélico São João. Entre os prêmios estão uma poltrona com puff, dentre muitos outros. De acordo com a diretoria, haverá cerca de 70 rodadas e prêmios consolação. Cartelas na hora a R$ 10,00. Haverá venda de lanches e bebidas. Informações (54)3285-1862 ou (54)99989-4938.
EM PROL DO HOSPITAL
O bingo de sábado é aguardado porque 50% do lucro é destinado ao Hospital Nova Petrópolis. Todos os anos a entidade promove o evento e ajuda a instituição de saúde. Falando em Hospital Nova Petrópolis, ano após ano a instituição passa por dificuldades financeiras e toda e qualquer ajuda é importante. A entidade não tem o que reclamar. Vira e mexe a direção vem em busca de mais recursos da Prefeitura Municipal. A gente sabe que, com o Posto de Saúde 24 horas aqui, poucos pacientes acabam necessitando do hospital.
DUAS OPÇÕES
A população de Picada Café é feliz e muitas vezes não valoriza. Hoje o cafeense tem duas opções quando precisar de saúde. Além do 24 horas, ainda conta com o Hospital Nova Petrópolis. Mesmo assim há quem reclama. A gente sabe que fazer saúde custa caro e por isso temos que valorizar.
ROÇADAS
Esta semana os operários da secretaria de Obras iniciaram a roçada das margens da BR-116. Mais uma vez nossos operários são obrigados a deixar de lado o serviço nas ruas municipais para cuidar da rodovia. A gente sabe que isso não é o correto, mas ao mesmo tempo sabemos que se não cuidarmos, o mato toma conta. Uma coisa que é de se lamentar é a quantidade de lixo que está jogado ao longo da via. Alguém deveria recolher.
ASSUNTO
A discussão sobre a mudança no Código de Postura do Município, mudança esta que deve ter sido votada ontem, trouxe a tona uma questão. Em Picada Café surgiram muitos loteamentos nos últimos anos. Na semana passada o vereador Selvino Boettcher levantou a questão e alertou da necessidade de se frear este desenvolvimento. Justamente para que não sejam atingidas áreas rurais, pontos importantes onde os produtores possam investir em aviários, plantações,…