Conecte-se conosco

Colunistas

Sejamos justos. Ele podia ganhar um pouco mais

11/12/2019 - 10h56min

Pois bem, ontem escrevi que a votação para a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores poderia terminar em 7 x 2 a favor de Borracheiro, ou mesmo 5 x 4 para qualquer um dos lados. Dos três placares acertei um deles. Terminou 5 x 4 a favor de Borracheiro, que foi minha aposta final depois de me inteirar dos movimentos que aconteciam nos bastidores da eleição. O presidente da Câmara Municipal não é nenhum cargo tao importante assim, pois ele não decide muita coisa. O que sobra para ele de mais importante é dar o voto de minerva quando acontecer de alguma votação dar empate em 4 x 4. Aí ele dá o voto final que decide a parada. De resto está em jogo o prestígio do vereador. Aqui em Ivoti o presidente da Câmara ganha a mesma coisa que os demais pares. Sejamos justos. Ele podia ganhar um pouco mais. Tem mais responsabilidade e, afinal, é o presidente da Casa.

ACACHAPANTE

O maior derrotado na votação de ontem de noite não foi o candidato da oposição, vereador Russo. Ele achou certo de que ganharia, mas parece que não aprendeu muito nos 8 anos em que é vereador. As peças do tabuleiro de uma eleição se movimentam permanentemente e o que vale de manhã, de tarde já mudou e de noite pode ter mudado de novo. No entanto, o grande perdedor foi o vereador Satoschi, a cabeça pensante dentre todos os seus colegas. Ele é o único que senta, escuta, fala pouco, raciocina, reflete, olha para o passado, para o futuro e decide o presente. Pois bem, Satoshi fez uma escolha arriscada, de bagunçar de vez o quadro eleitoral em Ivoti. O jogo de xadrez que ele botou em cima do tabuleiro foi arriscado. Poderia aclamá-lo como a grande eminência parda desta legislatura, bem como sepultá-lo como um político de prestígio e capaz de comandar o espetáculo. Sentou na graxa e ele vai levar tempo para se livrar da pecha de político que fracassou no momento chave para as eleições do ano que vem.

EXPULSÃO

Qual seria a solução correta para a Executiva do PP tomar? Certamente expulsá-lo, pois um membro do partido não pode fazer parte da composição da Mesa Diretora da oposição, dos partidos que trabalharam para cassar a maior líder que o PP tinha outrora. Satoshi se aliou ao inimigo para tentar ganhar a eleição do ano que vem. Hoje em Ivoti, juntando o MDB, o PDT e o PSDB não deve dar 20% do eleitorado. Mesmo estando no PRB, uma boa parte do eleitorado do PP está com Maria, mesmo ela entrando em outro partido. Se Satoshi tentou isolá-la para tentar derrotá-la na eleição do ano que vem, até que pensou de maneira racional. Mas independente da eleição da Mesa Diretora, a disputa mesmo será entre Maria e Martin. Satoshi pode fazer o que quiser que não fugirá disso. As pessoas têm memória e na memória delas pululam estes dois nomes. Um dia escrevi aqui em 2016 que o MDB estaria alijado da última eleição. Aí eles juntaram o que tinham de melhor para provar o contrário. O MDB não ganhou numa única urna. O MDB, o PDT e o PSDB hoje são partidos nanicos em Ivoti, somadas as suas forças. Na memória das pessoas não sai o que aconteceu na administração de Arnaldo. E ele vai pagar o preço ainda por muito tempo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.