Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Sem coligações em 2020, será que os mais antigos não voltam à política?

06/08/2018 - 11h00min

É corriqueiro que em ano eleitoral as festas tenham presença mais maciça de políticos. Pelo menos, quando é eleição municipal. Em Dois Irmãos as coisas andam calmas neste ano nas promoções das capelas, apesar de ser ano eleitoral. Quando tem eleição, sempre fiquei de olho em duas promoções. Uma é a Festa do Motorista no Moinho Velho; outra, a festa do aniversário do 7. A primeira, porque é uma festa no início da campanha; a segunda, porque é uma festa no auge da campanha. Na Festa do Motorista, a presença de políticos foi baixa, mas na festa do 7, dia 7 de setembro, certamente teremos desfile de candidatos a deputado. Ou será que não?

EM CAMPANHA?

Aliás, fiquei sabendo que só tinha dois candidatos a prefeito na festa do Moinho Velho. Deve ser porque 2020 está longe ainda! Na verdade, devem ter ido mais candidatos à festa, porém, só me contaram destes dois, por um motivo: parece que um pediu o voto para o outro. Sabe quem? Renato Dexheimer e Adão Borges dos Santos.
– Esta especulação chegou até a gente justamente porque especulamos nomes para prefeito e vice nas últimas semanas, então, a curiosidade sempre aflora.
– Certamente é brincadeira esta história do voto e dos candidatos (apesar de ambos terem conversado), mas quem pode prever o futuro? Não creio que o Renato queira concorrer, talvez nem o Adão, mas já pensou se antigos nomes voltem ao cenário? Sabe por quê?

ADEUS COLIGAÇÃO

Você sabe que, para vereador, em 2020 não será mais permitido a coligação entre partidos, então, acabou a história de cada partido lançar cinco nomes e coligar com mais dois partidos para ter uma nominata forte. Agora que mudou a lei eleitoral, cada um vai ter que ter 10 ou 15 candidatos a vereador, e, como está difícil fazer o povo entrar para a política, poderemos ter nomes antigos e nomes fortes resolvendo voltar à Câmara para “ajudar o partido” ou “contar número”, pois, mesmo que não queiram, ou não estejam a fim de voltar à vida pública, aceitariam para preencher as vagas. Ou será que não?

ANTIGOS

Já pensou se os antigos voltam? Lembram dos últimos nomes da majoritária, de 5 ou 10 anos para trás? Chepa (concorreu a vice três vezes), Renato (duas vezes prefeito, duas vezes vice), Juarez (três vezes a prefeito, uma a vice), Victor Hansen, Sérgio Fink, Denise Maldaner, Mauro Rosso, Canalli, Miguel… Quem mais?

RÁPIDAS

– Em relação ao comentário da semana passada, sobre deputados estaduais e federais, um leitor veio comentar conosco o seguinte: tem mais federal que estadual por conta que o fundo partidário só pinga milhões para os federais e os candidatos a estadual ficam chupando o dedo. Por isso não temos renovação na política brasileira. Manda quem pode, obedece quem precisa!
– A mensagem positiva do dia: “As oportunidades são como o nascer do Sol: se você esperar demais, vai perdê-las”, de William Arthur Ward, escritor, pastor e professor dos EUA.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.