Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Será corrigido um desvio lamentável cometido na legislativa 2009/2012

22/02/2019 - 11h00min

Atualizada em 22/02/2019 - 13h54min

Aconteceu ontem o que parecia impossível há um ano e mais impossível ainda há quatro ou seis. Foi protocolado na Câmara o projeto para que Nova Petrópolis volte a ter nove vereadores. Eram necessárias quatro assinaturas para que projeto pudesse ser apresentado e elas vieram de Carlos Simon, Darlei Wolf, Kátia Zummach e Nei Schneider, todos do PSDB. Rodrigo Santos, do PSB, também já avisou que seu voto será favorável. No mínimo está garantido o empate, mas provavelmente há mais vereadores dispostos a corrigir este desvio lamentável e maculoso cometido na legislativa 2009/2012. O principal e mais difícil era a apresentação do projeto e isso está feito. Agora, mais do que nunca, eu apostaria na aprovação.

DEVOLVENDO E ALUGANDO

Na sessão desta semana os vereadores aprovaram um projeto de lei para que o imóvel da antiga escola da Linha Pirajá Alta será devolvido à família que, no passado, fez a doação da área. O município não tem mais interesse em ter esta propriedade simplesmente porque a demanda de alunos diminuiu nas últimas décadas. Ela diminui drasticamente em algumas regiões e aumenta seriamente em outras. Na mesma sessão em que autorizaram o município a se desfazer de uma antiga escola no interior, os vereadores manifestaram preocupação sobre o fato de a Prefeitura estar pagando aluguel de um imóvel para garantir as vagas necessárias às crianças do centro. Chega a ser contraditório, mas é a situação imposta pela realidade.

NOVA 2050

Quem construiu aquela escola na Pirajá Alta, assim como tantas outras que hoje estão sem uso no interior, não tinha muitos meios de prever as tendências populacionais de hoje. E mesmo que pudessem prever, naquela época cada comunidade queria ter a sua própria escola. Era outra realidade. Hoje é diferente e o principal é que existem meios para planejar. E, por uma série de razões da modernidade, a necessidade de acertar nas decisões tomadas pelo poder público é muito maior. Por isso tem tanta importância o planejamento estratégico que resultará do movimento Nova 2050. Um bom futuro para a cidade começa por ações como essa.

DAKOTA NO NORDESTE

Na terça-feira, dia 19, a Dakota inaugurou uma nova fábrica em Quixadá (CE). De acordo com o site “Diário do Nordeste”, foram investidos R$ 15 milhões e a nova unidade começa operando com 400 empregados, podendo chegar a mil até dezembro.

SÁBADO E DOMINGO

Dois eventos importantes acontecem neste sábado e domingo. O Encontro de Fuscas deve reunir centenas de veículos no Centro de Eventos. É uma grande atração, que trará muitos visitantes à cidade, e tem entrada gratuita. Na Sociedade Tiro ao Alvo acontece o tradicional Bazar e Brechó do Focinho Amigo. É a oportunidade de adquirir itens bem interessantes, todos com bom preço, e ainda ajudar a causa animal.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.