Colunistas

Será do município

06/02/2019 - 11h00min

Atualizada em 06/02/2019 - 11h08min

Está demais a falta de luz que se verifica na região. Qualquer ventania, que não precisa ser das mais fortes, e lá se vai a luz. A única exceção foi na sexta-feira, quando choveu como há muito não se via e a ventania foi muito forte. Por milagre não saiu a luz. Mas de resto está um caos. Por tudo que é canto aparecem postes de luz podres, que tombam com qualquer vento ou basta alguém encostar um dedo neles e já eram. A atual concessionária, RGE, até que anda trocando postes. Não é o momento de culpar A ou B, mas o que a CEEE deixou de pepino para a AES Sul inicialmente e agora RGE, é uma grandeza. Um morador de Ivoti me ligou esta semana dizendo que a concessionária trabalhou no domingo trocando postes de luz na sua rua em frente a casa. Pelo menos estão se mexendo.

AÉREO

O grande problema do Brasil é o fato de tudo ser aéreo. Na Alemanha você anda pelas cidades e não vê um único poste de luz. Tudo é subterrâneo. Pode chover, ter temporal, o diabo que carregue, que não tem problema. Está tudo debaixo da terra. Aqui em Ivoti, por exemplo, tem esquinas que têm tantos fios que você fica se perguntando como não dá mais problemas ainda. É cabo de luz, telefone, internet, sabe-se lá o que mais. É que estes investimentos foram todos estatais no início e depois que a “cacaca” está feita fica difícil fazer a coisa certa.

SOCIEDADE CONCÓRDIA

A Prefeitura deverá ser a proprietária da Sociedade Concórdia, uma entidade secular onde muita gente tem guardadas boas lembranças vividas ali dentro. Seria realmente uma pena se o prédio acabasse deteriorado. Parte da história de Ivoti se passou ali. Quantos bailes se realizaram ali, quantos amores nasceram ali, quantos casamentos foram realizados ali, quantos bolonistas passaram uma boa parte de suas vidas ali dentro jogando bolão e se divertindo. Aliás, o bolão é a única coisa que ainda sobrevive dentro da Sociedade Concórdia. Um senhor me disse outro dia que conheceu a sua esposa na Sociedade Concórdia, casou na Sociedade, os filhos casaram lá (tem três filhos) e hoje tem quatro netos. É claro que os netos não vão mais fazer a festa de casamento na Sociedade Concórdia. Nem sei se ainda se faz festas de casamento como antigamente. No entanto, a história do prédio é muito grande. Como sociedade acabou. Não tem mais sócios, ninguém mais paga anuidade.

ASSUMIR

É o típico lugar para a Prefeitura assumir, porque para o Poder Público tem lá sua utilidade. Não faz muito tempo e foi realizada lá a cerimônia de posse dos eleitos numa eleição municipal. A Prefeitura pode utilizar a sociedade como local de eventos do município, mantê-la, enfim, de pé e preservar a história que ali está contida. Como o S.C. Ivoti não quis, mesmo depois dos associados aprovarem por unanimidade a fusão no começo deste século, resta a Prefeitura fazer a sua parte. O atual prefeito disse que a Sociedade Concórdia será do município.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário