Coluna Dois Irmãos
Será que o resultado da eleição deste ano servirá de termômetro para 2020?
Daqui a poucos dias teremos de ir às urnas para escolher de deputado estadual a presidente da República. A campanha está morna por aqui, ou melhor, não está morna, está fria, gelada. Quase nada de adesivo nos carros, sem nada de placas ou santinho nas ruas. E pouquíssimos comentários nas redes sociais, aliás, a maioria se refere à eleição presidencial, e, mesmo assim, só a dois candidatos (os mais opostos) ou em relação à direita ou esquerda. Nada mais! Então, fica a pergunta: será que o resultado da eleição nacional aqui vai servir de termômetro para a eleição municipal em 2020?
SIM E NÃO
Tem gente que acredita no seguinte: eleição federal ou estadual não têm nada a ver com eleição municipal. Concordo. Por outro lado, concordo também que eleição federal tem tudo a ver com eleição municipal. Alguma coisa sempre respinga, inclusive o contrário, pois a eleição municipal respinga na eleição estadual. E amanhã citaremos exemplos disso. Se bem que, por outro lado, há exemplos em que isso não ocorreu, em que o resultado mostra que são eleições completamente diferentes. Portanto, como diz a “frase mais célebre” e que não foi proferida por nenhum dos grandes pensadores: cada caso é um caso.
CLÁUDIO NEIS
Quem nos mandou um comentário ontem foi o professor Cláudio Mitchell Neis, que sempre foi muito atuante em nossa cidade. “Bom dia, Mauri, parabéns pela coluna de hoje. Muito construtiva e questionadora”. Obrigado pela leitura, mas vamos ao ponto que queria chegar, que é um assunto que vale a nossa reflexão, pois fui ver, havia uma mensagem dele enviada anteriormente, a qual fui ver somente várias semanas depois, já que estou meio avesso às redes sociais. Eis a mensagem anterior do Cláudio, quando citamos o número de aposentados em Dois Irmãos, e que vale a nossa reflexão, principalmente na parte final dela: “Ao ler sua coluna agora a pouco, me deparei com uma citação surpresa sua: que quase 1/3 da população de Dois Irmãos era aposentada. Já deves ter observado que mudou a pirâmide, e Dois Irmãos já é modelo europeu, até pela excelente qualidade de vida da cidade. A dificuldade é achar ocupação para toda esta população. Vamos pensar juntos”.
RÁPIDAS
– E as obras do futuro “Postão” (a Emergência)? Primeiro, furtaram as janelas, agora caiu uma parede. Qual será o próximo caso?
– Você se deu conta que, de três concessionárias de veículos 0km, neste momento, não temos nenhuma. Falaremos disso outro dia.
– Parabéns à Escola Paulo Arandt, do São João, pela palestra sobre empreendedorismo para os alunos do EJA.
– A mensagem positiva do dia: “Dar menos que seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu”, Steve Prefontaine, que foi um corredor olímpico americano que inspirou toda uma geração, (digamos, foi o Usain Bolt dos anos 60).