Colunistas

Será que teremos um fim na novela da VRS-865?

19/09/2019 - 09h30min

É o que a comunidade do Lichtenthal aguarda há uns 10 anos… Municipalizar para que cada um possa regularizar seus lotes. Esta semana o prefeito Daniel Rückert e o prefeito de Presidente Lucena, Jandir Führ, foram em busca de uma resposta. E esta veio como se esperava: não há recursos nem para tapa buracos.

MANGAS

O prefeito Daniel resolveu arregaçar as mangas. Entre outras palavras, não aguenta mais ouvir desculpas. Imagino o que é morar ou ter um pedaço de terra ao longo da VRS-865, não saber o que pode ou não pode, perder grande parte do lote em função das leis estaduais, e assim por diante.

IMPOSTO

Por mais que o Município esteja assumindo todo o custo de manutenção da via ao municipalizar o trecho, o prefeito sabe que novos empreendimentos podem surgir e gerar novos impostos. Há um loteamento próximo a Uniserra que está em fase final e novos podem surgir a partir da regularização. Mas este custo não tende a aumentar muito já que Picada Café já faz a roçada do acostamento, tapa buracos, sinalização,… Daniel garantiu que em poucas semanas a Assembleia Legislativa deve votar o pedido de municipalização e isso deve ser aprovado de imediato. Que bom, afinal, é uma novela de mais de dez anos onde os moradores dizem que “é apenas mais um governo que passa e não resolve a questão”.

DESPERDÍCIO I

Muitas vezes se fala em desperdício de dinheiro público. Esta semana a secretária da Saúde esteve na Câmara de Vereadores onde explanou sobre investimentos e ações da área. Um número chamou atenção: a quantidade de pessoas que marcam horário com profissionais e não comparece a consulta. Foram 109 pessoas em quatro meses. A gente sabe que compromissos podem aparecer a qualquer um, mas é um número muito alto para uma cidade de 5.700 habitantes.

DESPERDÍCIO II

Destas 109 consultas não comparecidas, 19 eram na pediatra, 36 ao ginecologista, 32 ao Dr. Elton Portolan e outras 22 ao psiquiatra. Ou seja, são profissionais caros e que ganham pago mesmo que o paciente não comparece. São pessoas que não possuem noção de custo. Sem falar que são profissionais que sempre há fila de espera. Acho que é preciso mudar a mentalidade e saber que é dinheiro público que vai pro ralo. Pelo menos, se aparecer outro compromisso, avise, quem sabe algum outro paciente poderá utilizar esta vaga.

CTG ENCOSTA DA SERRA

E hoje e amanhã nosso CTG Encosta da Serra finaliza a Semana Farroupilha. Foram dias de intenso movimento e programação na Casa dos Gaúchos de Picada Café. Hoje terá visitação e mateada às 8h, seguido de visita das escolas. À noite encontro de formados e às 20h galinhada. Já no feriado o CTG abre as portas 8h, seguido de almoço com costelão e a tarde tertúlia livre com Gaudêncio e Grupo, futebol de bombacha, às 17h apresentação da invernada e às 18h extinção da chama crioula.
Informações (54)99190-0063.

BINGO

É sábado o bingo das Pastorais. Será no pavilhão da Comunidade Perpétuo Socorro. Início 19h30. Cartelas na hora R$ 8,00 ou três por R$ 20,00. Contato (54)3285-1172.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário