Colunistas
Só existe para infernizar a vida das pessoas
Sabe-se de há muito tempo que existe de fato a indústria da multa. Como disse bem o presidente Jair Bolsonaro ao barrar pedidos de instalação de mais de 8 mil novos pardais nas estradas do Brasil. É a pura indústria da multa. Saiu da própria boca do presidente da República que os políticos que estão por trás da instalação de novos pardais não estão interessados que morram menos gente. Eles querem arrecadar o dinheiro das multas dos incautos. Os motoristas são incautos, sim, quando instalam pardais em locais onde não existe nada apenas para multar motoristas que jamais imaginam que ali exista um pardal, mesmo porque muitas vezes é no meio do nada e também nada justifica um pardal ali. Outro detalhe é a velocidade permitida na maioria dos pardais. Tem alguns na estrada para Livramento, que são 100 quilômetros no meio do nada. Instalar um pardal naquela estrada é só para pegar motoristas desavisados que caem na armadilha.
ESCONDIDO
Qualquer pessoa, ao sair para uma viagem, não tem outra preocupação a não ser cuidar com vários olhos onde pode existir um pardal. A vida do motorista se transforma num inferno. Numa estrada onde é razoável andar a 80 km/hora pode haver um pardal com velocidade máxima de 50 ou 60 e o motorista cai e a multa é certa. Aquele pardal foi colocado ali apenas para satisfazer a indústria da multa. Sou a favor de multar os motoristas que excedem a velocidade permitida e tenho certeza que só metendo a mão no bolso dos maus motoristas que eles toma jeito. A prova está no fato de terem diminuído bastante as mortes no trânsito depois que foi endurecida a lei para os motoristas que dirigem embriagados. No entanto, devagar com o andor. A indústria da multa não. Você pode estar andando a 100 km numa estrada como aquela de Livramento e de repente pode aparecer um pardal com velocidade permitida de 80. Pronto, o estrago estará feito. Com os motoristas hoje acontece a mesma coisa que com as pessoas de um modo geral. O governo está à espreita, pronto para te apunhalar pelas costas. Ou pela frente mesmo. Você precisa olhar muito mais para os lados das estradas onde está a sinalização do que para a frente. Porque pode estar escondido um aviso de que naquela estrada tem fiscalização eletrônica. E aí se instala o terror na cabeça dos motoristas. Onde estará o maldito pardal? Qual a velocidade permitida? Não é razoável que seja assim. Bolsonaro tem toda a razão ao acabar com a indústria da multa, mesmo tendo que enfrentar os tais de “estudos” que fazem só para engambelar a população.
No fundo os “estudos” não levam a lugar algum.
E-SOCIAL
Esta aí é para quem emprega trabalhadores. Inventaram agora nos últimos anos. Chama-se e-social, um instrumento que inventaram para controlar a vida das empresas. No Brasil parte-se do pressuposto de que todo mundo é desonesto e, quem não é, tem que provar para o governo, quando deveria ser o contrário. O e-social em suma é isso. Um trombolho que só deve existir por aqui para infernizar a vida das empresas e das pessoas.