Conecte-se conosco

Colunistas

Só se esquece de perguntar quem paga a conta

04/10/2018 - 11h00min

Tivessem as BELDADES da Globo ficado quietas em vez de criar o #EleNão e talvez Bolsonaro não teria crescido tanto do fim de semana para cá. Quase todos que lançaram o #EleNão são beneficiados pela Lei Rouanet, que é quando alguém inventa um evento cultural ou artístico e vai se financiar a fundo perdido no Ministério da Cultura. As belezas da Globo e outras achavam que estavam fazendo grande coisa e o tiro saiu pela culatra. Não sei o que foi pior, as falas do General Mourão ou o lançamento da campanha #EleNão.

MARLI

Hoje vou escrever sobre eleições de um modo geral. A nossa vereadora Marli Heinle Gehm foi na tribuna da Câmara Municipal fazer propaganda do seu candidato a governador, José Ivo Sartori. Usar a Câmara Municipal de Ivoti para isso é muito raro. Não sei o que motivou Marli a fazer isso. Ela deveria estar se preocupando com os problemas do município, que não são poucos. Em vez disso anda mais preocupada com Sartori, se o governador vai se reeleger ou não. Ele é do seu partido e estou pouco me lixando para partido. São eles justamente os que nos meteram nestas trevas em que vivemos no Brasil de hoje. País de 63 mil homicídios por ano, 40 mil mortos no trânsito, multidões morrendo em corredores de hospitais. Me contaram que até para conseguir um leito num corredor de hospital já há fila de espera.

HOSPITAL

Vocês se lembram quando Marli foi vice-prefeita e não sabia que a Prefeitura estava devendo R$ 600 mil para o hospital, uma conta que foi feita pelo prefeito Arnaldo, do qual ela era vice? Quando ficou sabendo não fez caso. E nunca se manifestou sobre o assunto. Ela tinha que ter se manifestado sobre o assunto, mas não fez caso. Tampouco nunca se preocupou sobre a roubalheira que acontecia na sua administração. Eu mesmo um dia convidei ela a vir aqui no Diário que eu ia mostrar para ela o que fizeram com a Autarquia e com a própria Prefeitura de Ivoti. Ela simplesmente não veio porque nunca acreditou na roubalheira que foi divulgada fartamente.

APOIO

Quando o mesmo Sartori aumentou o imposto sobre luz, comunicações e gasolina brutalmente e sobre toda a circulação de mercadorias no Rio Grande do Sul, tirando mais R$ 2 bilhões por ano da sociedade para “enterrar” o dinheiro na massa falida que é o Rio Grande do Sul, Marli saiu de Ivoti e foi na Assembleia Legislativa fazer lobby junto aos deputados para que aprovassem o aumento de impostos. Portanto, ela estava preocupada com o seu próprio, pois é funcionária do Estado aposentada e pouco se lixou com nós, que tivemos que pagar a conta. Sartori é honesto, mas isto não basta para administrar bem um Estado falido. Ele é na verdade uma tartaruga ambulante, que se movimenta devagar e o que fez em 4 anos poderia ter feito no primeiro ano.

MAZELAS

Com relação às mazelas do município, os problemas que as empresas daqui enfrentam com a burocracia local, ela não demonstra muita preocupação. Nas sessões da Câmara, quando alguém fala do assunto, ela prefere olhar a esmo, como se não quisesse ouvir o que se passa de errado com a população que a elege. Cobro dela atitudes concretas para melhorar a vida de Ivoti porque ela tem capacidade e competência para isso, o que colegas seus não têm. Mas esperar de Marli uma atitude concreta em favor da população é chover no molhado. O que ela sabe fazer é aumentar a despesa da Prefeitura distribuindo benesses para os servidores. Quando pinta uma benesse ela é a primeira a se manifestar a favor. Só se esquece de perguntar quem paga a conta.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.