Coluna Nova Petrópolis

Soberanas escolhidas representarão o município no 46º Festival Internacional de Folclore

02/05/2018 - 11h00min

Um dos eventos tradicionais no município aconteceu nesse último fim de semana e lotou a Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo. Foi o 31° Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, que representarão Nova Petrópolis no 46º Festival Internacional de Folclore. Pude observar que o valor cultural no município é muito forte. Não só o evento (Escolha das Soberanas), mas todas as festividades municipais conseguem transparecer e mostrar de forma clara o amor pela tradição. E isso não seria possível se não fosse a força de vontade dos próprios moradores em manter firme sua cultura, algo que impressiona não só quem mora há pouco tempo em Nova Petrópolis, mas também os milhares de turistas que passam pela região.

ESCOLHIDAS

Na ocasião, Morgana Neumann, do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial, recebeu o título de Rainha do Folclore Alemão 2018/2019. A faixa de 1ª Princesa ficou com Stéfani Wiltgen Gregórius, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, da Linha Brasil e Linha Araripe. A 2ª Princesa é Eduarda Francine Weschenfelder, do Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá. Autoridades municipais e convidados marcaram presença no evento.

MUNICÍPIO EM PORTUGUAL

Projetos de pesquisa elaborados no município, por meio do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), desenvolvido pela Secretaria de Educação, serão apresentados na cidade de Ovar, em Portugal, no dia 29 de junho. Os trabalhos venceram a primeira edição do intercâmbio “Nossas Aprendizagens – Projetos de Pesquisa de Opinião 2017/2018”, que teve apoio da Universidade de Caxias do Sul, que representa o pólo Nepso no RS.

VENCEDORES

Venceu o concurso, na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o projeto “Um Por Todos e Todos Contra o Bullying”, desenvolvido pelos alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor. O primeiro lugar na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental ficou com o projeto “Depressão, a doença do século XXI: sintomas nos alunos em transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio”, elaborado pela turma do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário