Coluna Nova Petrópolis
Sobre valores cobrados dos estandes gastronômicos no Festival de Folclore
O secretário da Educação, Ricardo Lawrenz, e o adjunto Paulo Cesar Soares já estiveram na Câmara e apresentaram seus argumentos para os valores cobrados dos estandes de alimentação no Festival de Folclore. Entre esses argumentos, a dificuldade de se conseguir “food trucks” dispostos a investir altos valores. Da fala deles ficou evidente que o evento exige uma organização orçamentária bastante complexa, o que requer compreensão extra. Mas a matemática é implacável. Na letra fria de um ofício recebido pelos vereadores consta objetivamente que três estabelecimentos gastronômicos de Nova Petrópolis pagaram R$ 7.000 para poder operar na Rua Coberta durante o festival, ao passo que “food trucks” de Gramado, Estância Velha e Portão pagaram R$ 3.500. Essa diferença repercutiu na sessão de segunda-feira e, na terça, tomou conta das redes sociais. Apesar das explicações, a situação não agradou.
AUSÊNCIAS
Falando sobre grandes eventos municipais e a participação de estabelecimentos da cidade, os vereadores Ceará (PSB) e Darlei (PSDB) destacaram que o Festival da Primavera não está tendo a participação de algumas das principais floriculturas locais. Foram citados na tribuna os nomes da Ursula (da qual Ceará lembrou a recente comemoração dos 60 anos) e da Exemplo.
VALORIZAÇÃO
Agora um exemplo de iniciativa que valoriza os estabelecimentos locais. É o 2º Roteiro Gastronômico do Festival da Primavera. Durante os dias do festival (até dia 30) nove restaurantes da cidade oferecerão pratos desenvolvidos e decorados com flores comestíveis. São eles: Café Colonial Serra Verde, Café & Cia, Forneria da Mata, Galeto Piccolo Pollo, Gastropub Edelbrau, Kaffeehaus Café Colonial, Restaurante Lindenhof, Opa’s Café Colonial e Restaurante Roda D’Água. Só é preciso observar os dias e horários de funcionamento de cada restaurante. A iniciativa é do Departamento de Gastronomia da Acinp.
CONCURSO FOTOGRÁFICO
O concurso fotográfico do Festival da Primavera teve 28 fotos inscritas e, destas, 16 são finalistas. Elas estão expostas na Rua Coberta, onde o público pode participar da votação. As fotos vencedoras pelo júri técnico já foram definidas e serão divulgadas no domingo, dia 30, junto com os vencedores do júri popular.