Coluna Dois Irmãos

Sou contra colocar passarelas e viadutos na BR-116 em Dois Irmãos

29/11/2018 - 11h00min

Na segunda que vem vai ter uma audiência do Dnit aqui na Câmara. Está em debate a instalação de 8 ou 10 passarelas de pedestres entre Estância Velha e Nova Petrópolis. Só Dois Irmãos receberia três. Aquelas passarelas amarelas que ninguém usa, semelhantes as que estão colocando em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Você concorda em encher a BR aqui nas nossas cidades, Dois Irmãos e Morro Reuter com passarelas? Você acha que, realmente, é a melhor alternativa?

RASGAR DINHEIRO

– Aceito opiniões divergentes da minha, abro espaço para contraponto, mas, convenhamos, instalar passarelas, além de “enfeiar” a cidade, elas serão inúteis. É rasgar dinheiro! Pergunte a qualquer policial da PRF o que eles acham. A resposta certamente será: “as pessoas não gostam de passarelas e não usam as passarelas”. Pelo menos não em cidades menores! Pensem, senhores!
– E vou mais longe: vá a São Leopoldo e Novo Hamburgo e veja estas 4 ou 5 passarelas instalas pelo Dnit no último ano. Estas amarelas. Passo toda semana lá e nunca vi uma única pessoa atravessando a BR-116 por elas.
– A única que é utilizada é aquela ali – antiga – perto do viaduto após o Rincão, perto da TaQi, no antigo acesso a NH.

NADA A LUGAR NENHUM

Aliás, com exceção desta passarela em frente ao I Fashion, no Rincão, e a do Liberato (na antiga Tenda do Abacaxi), as quais certamente serão úteis, as demais instaladas pelo Dnit ligam “nada a lugar nenhum”. Uma delas foi colocada ligando o antigo Gigante do Vale (fechado) até a sub-estação da RGE, onde não há moradores do outro lado, há um potreiro. Outra liga até a PRF da Scharlau, e, dali, mais do que ninguém, os policiais vêem que (quase) ninguém a utiliza. E por aí vai…

LÉO

Tudo começou com o vereador Léo, pedindo uma alternativa ao Dnit que, em vez de lombada eletrônica ou redutores, sinaliza com passarelas. Felicitações ao vereador por estar preocupado com a BR, afinal, mora em um lado da cidade e leciona no outro, no Bela Vista, então, conhece o problema. Mas, passarela? Duvido, até o Léo não deve concordar! Será que concorda?

NÃO QUER CALAR

Você acha que para Dois Irmãos, cidade turística, ficará bonito termos passarelas na BR-116? Depois da passarela, virão os viadutos e elevadas, você concorda? Queremos ficar parecidos com Canoas?

XINGAR

Ok, alguém vai me chamar de “monte de nome”, por ser contra o progresso ou contra salvar vidas. “Tá bom”! Concordo que é melhor ter passarela, viadutos e elevadas, ter uma cidade feia vista da rodovia, mas salvar vidas, do que não as ter e pessoas morrerem atropeladas. Senhores, reflitam, pensem…

Concordo! E estaria a favor se assim fosse. Mas não é! Se uma vida só fosse salva, poderiam botar 50 passarelas na BR e eu estaria a favor. Mas isso não funciona, só vão rasgar dinheiro. E depois das passarelas colocadas, ninguém mais tira!

BOLSO

– Colocando passarelas, além das pessoas não as usarem, vamos rasgar dinheiro, vai ter político e empreiteira botando um monte de dinheiro no bolso, e o problema não será resolvido. Primeiro, porque a maioria das pessoas não usa. E, segundo, resolve-se o problema de pedestres, mas continua o problema de veículos para atravessarem do Primavera ao Portal da Serra e vice-versa!
– Nossas crianças continuarão correndo perigo ao atravessar a BR no ônibus escolar! Nossas famílias continuarão correndo perigo ao atravessar no ônibus da empresa!
– Então, não fica melhor colocar redutores, faixas de pedestres ou lombadas eletrônicas, ou qualquer outra coisa (perguntem a engenheiros, pensem, reflitam!) que resolve-se o problema para pedestres e para veículos! Menos pardal, pardal não, pelo amor de Deus, isso é caça-níquel!
– Finalizamos com a mensagem positiva do dia: “Pensar é o trabalho mais pesado que há. Talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso”, Henry Ford.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário