Coluna Dois Irmãos
Teve pesquisa para descobrir futuros candidatos a prefeito ou a vice?
Você sabe qual laço une Dois Irmãos e o empresário Eike Batista, um dos mais ricos do mundo (antes da prisão). Sabe o que Eike tem a ver com Dois Irmãos? Como diz o apresentador Tadeu Schmmitt: “nada”. Eike não tem nada a ver com Dois Irmãos, porém, seu filho com a modelo e atriz Luma de Oliveira, cujo nome é Olin Batista, está namorando uma dois-irmonense. Sim, talvez muitos já saibam, mas Olin namora a e ex-aluna da Affonso Wolf… Bem, não vamos citar nomes, afinal, a coluna do Leão Lobo é em outro jornal.
PESQUISA
Será verdade que tinha uma pesquisa na frente da lotérica, estes dias, mas apenas com nomes para vice? Nossa audiência é qualificada, já escrevemos aqui, mas, sei lá, não só é um tanto cedo, como é uma pesquisa, digamos, “diferente”.
Será que alguém vota em “vice-prefeito”? Coloca lá um péssimo nome para prefeito e coloca Jesus Cristo de vice para ver se vai ter muito voto. Acho que não! Ou, o contrário, Jesus para prefeito e Lucifer para vice, para ver se não muda de figura a pesquisa. Ou não?
Em colunas passadas – quem faz o recorte e as arquiva – vai lembrar que citamos, sempre, que prefeito e vice deveria ter o mesmo tamanho no santinho, que o vice não deveria ser figura decorativa e um “tantão” de coisas. Mas…
É estranho, mas, isso confirma o que venho citando aqui faz anos: “tem gente que só pensa naquilo”.
PREFEITO
Outro leitor nos informou que foi entrevistado para esta pesquisa em frente ao Banrisul, mas que era para prefeito, não para vice. Nomes: Filipin, Jerri e Nei Ferraz (em ordem alfabética). Olha, lá em 2011 fiz um cursinho para interpretação e criação de cenários acertivos para pesquisas eleitorais. Na época, isso nos permitiu saber, em abril de 2012, que Tânia (quem nem cotada era) seria a prefeita. Na época, ela nem era cotada para prefeita e o Miguel estava em alta, lembram? Pois é, uma pesquisa bem feita, não tem erro!
Pois bem, este pequeno conhecimento adquirido me permite interpretar esta pesquisa. Se realmente foi apenas com os três nomes, aposto 99% que sei que partido encomendou a pesquisa e o que ele quer com isso. Lamento, mas não posso citar qual partido, o qual iria negar (é óbvio). Apenas deixo duas pistas: uma, o objetivo é medir força ou popularidade entre dois nomes. O terceiro nome é cortina de fumaça, só para “não entregar o real motivo da pesquisa”. Por fim, se realmente estiver certo nesta leitura, só adianto que muita – mas muita coisa mesmo – vai mudar no cenário partidário até 2020. Isso se o resultado da pesquisa for o esperado. E, se não for, outras pesquisas virão!. Recorte e guarde para falarmos em 2020.
RÁPIDAS
– Sobre o Olin e a Juliana Schulz, ex-garota Fantástica (ops, entreguei o nome) é a especulação e o que falam jornais cariocas, pelo menos. Certamente, em breve os jornais gaúchos também falarão.
– Estou curioso pela negociação entre duas grandes e históricas empresas da cidade. Será?
– A mensagem positiva do dia de William James: “Pensar é o que muita gente acha que está fazendo, quando está apenas rearrumando seus preconceitos”.