Conecte-se conosco

Colunistas

Todos sabem que o prefeito de Lindolfo Collor está encarando um processo de impeachment

26/09/2019 - 10h43min

A pergunta é sempre a mesma: tem chance de ele ter o mandato cassado? A resposta é: sim. Por lá, a oposição sempre contou com cinco vereadores. Porém, com a briga entre PP e PT (partido do vice), os vereadores petistas se somaram aos opositores. Winck tem somente dois vereadores no seu lado. Para o impeachment, são necessários, no mínimo, seis votos. Por aqui, tivemos um processo também em 2016.

O PASSADO COMO LIÇÃO

Para quem não lembra, o ex-prefeito Arnaldo Kney também enfrentou um processo de impeachment. Na época, ele foi defendido pelo advogado Vinícius Bondan, que, um ano depois, foi o advogado do PTB, partido que pediu e conseguiu a cassação da ex-prefeita Maria. Mas, voltando ao impeachment. O pedido foi feito pelo fiscal Marcus Feil. Na primeira denúncia, ele pediu o arquivamento porque o processo não seria votado dentro do prazo. Então, o fiscal fez uma segunda denúncia com os mesmos fatos. Relembro tudo isso porque o processo de 2016 em Ivoti virou um exemplo para Lindolfo. A oposição ao governo Wiliam sabe que precisa fazer tudo dentro do prazo para que não aconteça a mesma coisa que Ivoti. Isso, inclusive, é uma preocupação bem clara por lá. E é uma estratégia da defesa: adiar para acabar o prazo de 90 dias.

PRESIDÊNCIA

Ainda neste ano, precisamos ficar atentos a uma disputa: a da presidência da Câmara. O ou a líder comandará o Legislativo durante o período eleitoral, o que não será nada fácil. Mas, afinal, por que eles tanto querem tanto a cadeira do líder? Ora, poder. Na disputa, temos nomes como Márcio Guth, Russo, Pires e Rafaella. Eles precisam de aliados para que sejam eleitos. Pires, na teoria, poderia contar com os parceiros de PP: Satoshi e Borracheiro, além do amigo Chicão. Já Márcio poderá negociar com Marli e Russo. Rafaella também é uma opção, mas precisaria buscar os votos. Nesse meio, ainda tem Leonir, que é do PSB. A campanha dentro da Câmara ainda é pequena, mas vai crescer logo. Poderemos até ter a volta de presidentes, já que Borracheiro e Satoshi podem concorrer novamente.

CONSEPRO

Não escondo o quanto sou fã do trabalho do Consepro de Ivoti. Os integrantes são voluntários e trabalham com muito afinco para ajudar os órgãos de segurança pública. O conselho lançou uma oportunidade para que a população ajude a fortalecer o sistema de videomonitoramento. Quem quiser, pode contribuir com R$ 2 ou mais por mês. O valor será debitado na conta de água. Mas importante lembrar: é só para quem quiser. O valor arrecadado vai garantir o custeio da manutenção e ampliação do sistema de videomonitoramento. Atualmente, são 26 câmeras instaladas em Ivoti.

VIDA SAUDÁVEL

Para finalizar, quero deixar mais uma informação bacana sobre Ivoti. O projeto Vida Saudável, aplicado por aqui, será mostrado em um vídeo do Ministério da Cidadania. Os jornalistas do órgão estiveram em Ivoti para entrevistar o prefeito Martin e o responsável da iniciativa, Marco dos Santos. O projeto é voltado para o público acima de 60 anos. A ideia é oferecer a prática de exercícios físicos, atividades culturais e lazer. Nós temos um município com muitas coisas boas. O Vida Saudável é mais uma delas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.