Coluna Estância Velha
Transparência só funciona se for compreendida
Não vejo motivos para que, o recém-aprovado Projeto de Lei que prevê a transparência com a divulgação dos valores gastos com publicidade pela Prefeitura, seja sancionado pela Prefeita Ivete Grade. Eu sei que os valores já podem ser acessados no Portal da Transparência, mas não adianta jogar informações que não tem como entender. A população precisa saber, de fato, para onde o dinheiro está indo e como está sendo gasto. E precisa também poder interpretar direito o que está sendo feito com os valores. Não é transparência se quem busca a informação não consegue compreendê-la. Colocar o gasto no portal unicamente para dizer que colocou não é prezar pela transparência. Informação que não pode ser compreendida não é informação. Os estancienses merecem saber onde o seu dinheiro está sendo gasto e se, hoje, não é possível ter total compreensão desses gastos, é preciso que algo seja feito para que haja essa compreensão.
EDUCAÇÃO
Criação de animais em área urbana é proibido por lei. Mas, obviamente, tem gente que não segue essas regras. É complicado viver em sociedade e sabemos disso, temos direitos e deveres e nossa liberdade vai até a liberdade do outro começa. A partir do momento em que você desrespeita uma lei já está afetando a vida de outra pessoa. Agentes da vigilância em saúde precisam notificar e autuar essas condutas problemáticas que acabam por gerar conflitos desnecessários entre moradores. No fim, devemos sempre lembrar que vivemos em sociedade e que precisamos pensar um pouco antes de tomar atitudes. Ao mesmo tempo, acredito que precisamos sim cobrar atitudes de nossos governantes para que nossos problemas sejam resolvidos. Existem poderes dentro da comunidade que precisamos fazer com quem realizem seu trabalho e fiscalizem o que precisa ser fiscalizado.
BAILE
O Baile Verde e Branco já é neste final de semana. Ainda dá tempo de comprar ingressos, afinal, é mais do que apenas diversão, é ajudar uma causa. O Hospital Getúlio Vargas precisa de apoio da comunidade e é um bom momento para fazer isso. Todos os valores e doações arrecadados vão ser revertidos em prol da entidade e isso é algo que devemos aplaudir. O HMGV atende um grande número de pessoas e, como todo o sistema de saúde do Estado, precisa de apoio daqueles que o utilizam. Sabemos que somos mais fortes juntos e devemos sempre lembrar disso. Ainda mais nessas horas.
FALANDO NISSO
Quero parabenizar a Corte Infantil do Carnaval de Estância Velha. Não estive na coroação – que foi o mesmo dia da mostra de sambas enredo – mas estou acompanhando as atividades pré-Carnaval do município atentamente. Essa corte vai fazer bonito no dia 2 durante o desfile pela avenida Presidente Vargas e com os blocos – que inclusive ainda estão com inscrições abertas. É hora de folia, de pular carnaval e também de prestar a solidariedade ao Hospital. Todas as atividades vão reverter doações e verba para a entidade.