Conecte-se conosco

Colunistas

Tudo é possível até lá

28/01/2019 - 11h00min

Atualizada em 29/01/2019 - 16h05min

Eu sei que está ficando chato ainda escrever sobre kerb, depois de mais de 10 dias de festa. Mas, é preciso reconhecer, que o crescimento do kerb verificado este ano merece um pouco mais de comentários. O crescimento do kerb tradicional em Ivoti cresceu este ano de 20 a 30%. Mas o kerb na praia de Nova Tramandaí teve crescimento de 50% em comparação com o ano passado. Muita gente apareceu lá. A maioria de ivotienses. No entanto, os municípios vizinhos também prestigiaram o kerb em peso. Dois Irmãos, Estância Velha, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, São José do Hortêncio, Picada Café, Nova Petrópolis, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, etc.

PREFEITO

Quem esteve lá este ano foi o prefeito Martin Kalkmann. Não sei se foi a primeira vez que um prefeito de Ivoti prestigiou o evento. Talvez nos tempos da Maria, mas naquele tempo era realizado em casas particulares. Na praia não faz muito tempo que ele acontece. Só sei que Arnaldo provavelmente nunca apareceu lá. Além do prefeito, estavam lá três vereadores. A eterna Marli Heinle Gehm marcou presença. Aliás, ela e Maria vivem às turras, sabe-se que se odeiam, embora Marli não externe isto como a Maria faz. Quando Maria tem um sentimento basta olhar para ela e saber o que pensa. Quando não diz, deixa transparecer sem nenhuma dúvida. Marli já é mais polida, cancheira, esconde muito bem o que pensa. E quando abre a boca diz: “não, não tenho nada contra ela, se ela está braba comido não sei porque”. É claro que sabem dissimular muito bem, principalmente por parte de Maria. Em público aparentemente está tudo bem. Mas lá no fundo da alma se ergue uma diferença muito grande entre ambas. Entretanto, como são políticas, tudo pode mudar de uma hora para outra como já aconteceu uma vez. Elas foram amigas por um bom tempo. É o jogo.

POPULARIDADE

No fundo ambas disputam um jogo político que começa pelas vaidades. Num quesito são bem diferentes. Enquanto Marli é mais desleixada no vestir, não se veste com o mesmo apuro que Maria e tampouco liga para o cabelo, Maria não sai do cabeleireiro que, vamos convir, é um artista. E um artista na verdadeira acepção da palavra, porque faz milagres. Se você botar ambas uma do lado da outra, é capaz das pessoas acharem que tem a mesma idade. Contudo, biologicamente, Maria tem 10 anos mais.

VOLTANDO

Voltando aos vereadores. Além do prefeito, quem prestigiou o kerb na praia foram os vereadores Cleiton Birk, Marli e Borracheiro. Todos os três vão concorrer à reeleição. Eles estavam lá já em plena campanha. Satoshi não apareceu lá, nunca foi visto nas nossas praias gaúchas. E o prefeito Martin também vai concorrer à reeleição. Por falar em eleição, ela vai acontecer em menos de dois anos, um pouco mais do que 1 ano e meio. Martin vai ter pelo menos um concorrente de peso. Quem vai ser não se sabe. O que se sabe é que será apoiado por Maria. Se tem uma coisa onde é forte é na hora do voto. Maria é quase imbatível, a não ser que novos ventos soprem por Ivoti assim como aconteceu na eleição presidencial. Tudo é possível até lá.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.