Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Um exemplo de caminhada em Nova Petrópolis

11/10/2019 - 13h46min

Seguindo o assunto de ontem, sobre as caminhadas. Fiquei de dar um exemplo, que é o seguinte: no dia 22 de setembro aconteceu em Linha Brasil o “1o Passeio pelos Caminhos Germânicos”, organizado pelo roteiro que tem o mesmo nome. Tive a oportunidade de participar desta experiência. Foram 55 inscritos, sendo aproximadamente 10 da própria cidade de Nova Petrópolis. Mas também veio gente de lugares distantes, como Porto Alegre, e muitos do município vizinho de Caxias do Sul. Tudo começou com uma trilha na área de mata da Escola Bom Pastor, seguido de uma caminhada por Gonçalves Dias e Linha Brasil Fundos e concluindo com visitação ao Esculturas Parque Pedras do Silêncio. Lá, os participantes degustaram alguns dos produtos coloniais produzidos por estabelecimentos que integram o roteiro Caminhos Germânicos. Assim finalizou-se o passeio, que provavelmente terá novas edições em breve. O que quero destacar com este exemplo é que a atividade da caminhada motivou o consumo de uma série de produtos turísticos.

HISTÓRIAS REPETIDAS

A Câmara está fazendo uma nova rodada de reuniões do projeto “Vereador no Bairro”. Boa parte das comunidades inclusive já recebeu a visita referente a 2019. E já é possível tirar uma conclusão importante do que aconteceu até aqui: boa parte das demandas apresentadas pelas comunidades visitadas diz respeito a pedidos já feitos em ano anteriores e ainda não atendidos pela Prefeitura. Aí, em vez de novos pedidos de providências, os vereadores ficam na obrigação de enviar pedidos de informações ao Executivo, perguntando por que determinados serviços e investimentos, já pedidos anteriormente, ainda não foram atendidos. Essa situação está se tornando comum e as respostas ainda não começaram a chegar.

DANIEL EM BRASÍLIA

O presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen (MDB) viaja para Brasília na semana que vem. Ele permanecerá na capital federal nos dias 15 e 16. A decisão foi comunicada na sessão de segunda-feira, dia 7. Aplica-se a ele o comentário que venho fazendo em todas as viagens recentes de vereadores para Brasília: tomar a decisão e comprar as passagens aéreas nas vésperas torna a viagem muito mais cara. Eu sei que em alguns casos, como o de Daniel, a oportunidade de conseguir emendas aparece repentinamente e o vereador fica com pouco tempo. Na maioria dos casos, o ideal seria nem viajar. Para os demais, seria muito válido se os nobres edis fizessem como a grande maioria dos brasileiros antes de viajar (inclusive os próprios vereadores, quando fazem viagens particulares…): planejar com antecedência, pesquisar preços e economizar dinheiro.

A DANÇA DO CORAÇÃO

Lembram da “Dança do Coração”, espetáculo sobre inclusão apresentado pelo Grupo de Danças Edelstein no 47o Festival de Folclore? A apresentação emocionou a todos e a repercussão foi muito grande. Pois é, o espetáculo vai ser reapresentado na 24a Feira do Livro. Será neste sábado, dia 12, às 20h, na Rua Coberta. A entrada é gratuita, mas é bom chegar cedo para garantir um lugar!

MAIS EVENTOS

Neste sábado tem Baile do Rei na Sociedade Tiro ao Alvo, com animação do Musical Quantum. No domingo, Harmonia Fest em Nova Harmonia. Às 10h, missa festiva com a participação especial do Coral Sintonia. Após o almoço, domingueira com a Banda Exemplo. Também no domingo tem Re-Kerb na Linha Pirajá. Após o almoço, Musical Destaque.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.