/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Nova Petrópolis

Um fato que requer atenção de Nova Petrópolis

05/11/2019 - 10h16min

Sexta-feira da semana passada aconteceu na localidade de São José do Herval o lançamento do Vale Germânico. Trata-se de uma iniciativa turística que, além de Morro Reuter, reúne os municípios de Dois Irmãos, Ivoti, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Santa Maria do Herval, Campo Bom e Araricá. O evento de lançamento foi bastante elogiado, com a presença de muitas autoridades e ampla cobertura da imprensa. É claro que agora vem a parte mais difícil, que é fazer esta grande ideia acontecer. Mas o lançamento serviu para mostrar que aquela região tem bastante força política e é este ponto que eu gostaria de chamar a atenção. Força política é importante para gerar investimentos públicos. E tem um investimento público que está sendo demandado por Santa Maria do Herval há muito tempo, que é o asfaltamento do trecho restante da estrada que liga aquele município até Gramado. É uma demanda antiga e cedo ou tarde ela irá ser atendida. Ainda mais agora, com a união de forças proporcionada por essa nova região turística.

NOVA ROTA

Sendo asfaltado o trecho restante entre Santa Maria do Herval e Gramado, aquele será o caminho pavimentado mais curto entre a capital e o principal destino turístico do Estado. Provavelmente será a rota indicada aos viajantes que usam o GPS. Nova Petrópolis precisa estar atenta a isso, pois o movimento na cidade poderá diminuir. Mas tem um detalhe: em seus resultados, o projeto Nova 2050 trouxe a informação de que mais de 60% dos veículos que passam pela Av. 15 de Novembro não têm Nova Petrópolis como destino. Será que atualmente esses 60% são úteis para a economia da cidade? Este me parece ser o ponto.

TERMINAL

Por falar em Nova 2050, já opinei aqui sobre os resultados do projeto, que na média são excelentes. Vale citar como bom exemplo a ideia de transformar parte da Av.15 de Novembro em área verde, com ampla calçada e ciclovia. É claro que isso exigira a demarcação ou mesmo a abertura de ruas alternativas, o que também está previsto entre os resultados do Nova 2050. Por outro lado, tem um ponto que está gerando polêmica e que não foi percebido no dia da apresentação dos resultados. Os documentos preveem a construção de um terminal rodoviário no lugar onde hoje é a Praça dos Brinquedos. É uma ideia que já foi tentada pela administração municipal há pouco mais de dois anos, mas acabou arquivada por causa da reação contrária de boa parte da comunidade. Eu estava morando fora, mas acompanhei a polêmica que se criou. Como a Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana ainda precisam passar pela Câmara de Vereadores, é possível que este ponto relacionado ao terminal rodoviário seja revisado. É a melhor maneira de se lidar com um projeto grandioso como é o Nova 2050: tentar colocar as boas ideias em prática e ignorar ou ajustar o resto.

ESTRADA RIO CAÍ

O vereador Nei Schneider (PSDB), atento leitor, me enviou ontem a informação de que a estrada geral da localidade de São José do Caí teve o nome alterado já em 2017, passando a se chamar Estrada Rio Caí. De acordo com Nei, foi um pedido das associações de moradores de São José do Caí, Linha Pirajá e Pedancino, localidade onde termina a estrada. Como morei fora naquele ano, não tomei conhecimento desta mudança de nome. Mas é fato que o nome antigo (rua São José do Caí) continua sendo bastante utilizado. Desde 2017, Nei solicita que a Prefeitura coloque mais placas para informar o nome novo da estrada. Algumas foram colocadas recentemente.

Sair da versão mobile