/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

Um lugar para se trabalhar

29/01/2020 - 11h35min

Atualizada em 29/01/2020 - 14h38min

Na semana passada saiu os dados finais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), e os números apontam que Presidente Lucena tem saldo positivo na geração de empregos. De acordo com o levantamento, houve 747 admissões contra 633 demissões ao longo de 2019, resultando numa variação positiva de 144 postos de trabalho. Isso para uma cidade com apenas três mil habitantes, é algo a ser levado em conta.

UMA DÉCADA

Considerando que parte da população não é ativa no trabalho, como crianças e idosos, e outra parcela da sociedade está trabalhando no campo, pode-se considerar que não há desemprego no município. Na região de cobertura do Diário, por exemplo, Presidente Lucena desponta na 4ª colocação, atrás apenas de cidades de maior porte como Dois Irmãos, Ivoti e Estância Velha. Outra referência que chama atenção, é que desde 2010 Presidente Lucena apresenta dados positivos no Caged. Ou seja, aqui se emprega muito mais do que se demite e isso já se tornou histórico.

QUEM PUXA?

<10>E quem está por trás de índices tão positivos? Certamente quando se fala em emprego por aqui, três empresas despontam como destaques: Granja Pinheiros, Luz da Lua e a Doces Petry. A soma dos empregados já fala por si, e o retorno de ICMS que o município tem com as empresas, endossa o fato.

FATORES DECISIVOS

E se analisarmos individualmente, veremos que a Doces Petry vai completar 55 anos em 2020 e produz 80% do produto tido como símbolo do município, a schmier. Já a Luz da Lua neste momento passa por reformas e praticamente irá dobrar sua capacidade fabril, certamente gerando dezenas de postos de trabalho.

MIL EMPREGADOS

E por fim, a Granja Pinheiros conta atualmente com 800 funcionários e vem passando por reformulações desde 2018. A meta para este ano é ousada e poderá ser um marco histórico para a região. A empresa deseja aumentar a capacidade de abate de 80 mil aves para 120 mil, podendo chegar a incrível marca de mil postos de trabalho. Isso tudo sem precisar aumentar sua estrutura física.

IMPACTO

Mesmo que indiretamente, esta geração de empregos também impacta em outros setores do município. É perceptível a expansão imobiliária pela qual Presidente Lucena vem passando, apenas se baseando nos loteamentos que vêm sendo abertos, sem contar os diversos imóveis que estão sendo erguidos no centro e região. Mais moradores, mais demanda para o Poder Público.

PARA DAR CONTA

Em uma conversa rápida com o prefeito Gilmar Führ, ele externou que há sim uma felicidade relacionada aos índices de emprego e desenvolvimento, mas destaca que o crescimento faz aumentar a responsabilidade do Executivo em prover os serviços básicos para a população. Nack dá como exemplo a educação infantil, onde futuramente pode ter uma fila de espera por vagas. Neste momento a situação está controlada, em especial com a ampliação da Ursinho Carinhoso. Mas não descarta que ainda neste ano o problema pode surgir em razão da crescente demanda.

Sair da versão mobile