Coluna Nova Petrópolis

Um motivo de orgulho e outro de preocupação em Nova Petrópolis

20/07/2018 - 11h00min

Fim de semana passado eu tive a oportunidade de participar de um curso sobre turismo de aventura. A parte sobre primeiros-socorros foi ministrada por bombeiros de São Francisco de Paula. Ao saber que sou de Nova Petrópolis, disseram que os Bombeiros Voluntários de nossa cidade são exemplo para o Brasil. Ouvir isso em um grupo onde havia gente de várias partes do Estado é motivo de orgulho. E também de tranquilidade.

O CURSO

O curso de “Competências básicas do condutor de turismo de aventura” (conforme a norma técnica 15.285, da ABNT) foi oferecido pela empresa Nomas. A maioria das aulas aconteceu aqui em Nova Petrópolis, no auditório do Sicredi. O turismo de aventura e o ecoturismo são opções que se apresentam muito bem em lugares como Nova Petrópolis.

O SÍMBOLO

Durante o curso fizemos uma visita de estudos (com autorização do dono) na Pedra do Silêncio, que seria um símbolo do potencial da cidade para o turismo de aventura. Só que não. Na verdade aquele lugar é uma área particular que não é explorada turisticamente – embora apareça como atrativo turístico no site da Prefeitura. Tem muita gente que entra lá sem ter autorização e se expõe aos perigos das alturas em uma trilha sem qualquer tipo de segurança. Além disso, em caso de necessidade, qualquer socorro tende a ser demorado. Algo bem parecido ao que acontece com o Panelão. Como explicar a um turista que as placas na ERS-235 servem apenas para informar onde fica o Panelão, mas que ele não pode ser visitado?

O SÍMBOLO II

Outro símbolo de potencial turístico da cidade, na área cultural, é o Festival de Folclore. Esse sim está indo muito bem, obrigado. Tenho visto excelente presença do público nas apresentações, todas muito qualificadas. A previsão do tempo diz que esse será um fim de semana frio, mas sem chuva. Ótimo para aqueles que pensam em visitar a Serra Gaúcha e conferir grandes espetáculos no Jardim da Serra Gaúcha.

OS BAILES

Sábado acontecerão dois bailes, ambos com janta. Um na cidade e outro no interior. Em Vila Olinda tem a II VolksFreundsFest, do Volkstanzgruppe Freundschaftkreis. Em São José do Caí é o Baile do Colono e do Motorista. Quer saber mais sobre a programação de bailes, festas, outros eventos, o que acontece nos bares, os filmes em cartaz no cinema? Siga a página do Odiariofest no Facebook. Lá também estão as fotos que fazemos aos finais de semana.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário