Colunistas
Um olhar para o futuro
Ontem tivemos um belo domingo e a migração da região metropolitana para a encosta e a serra gaúcha foi grande. Milhares de pessoas saíram da cidade para se dirigir para a nossa região. Ivoti tem que pensar em como captar mais pessoas que vem para esta região e retê-las o maior tempo possível aqui. Elas estarão entre nós, vão gastar, vão trazer riqueza para o município. Não temos condições de concorrer com a serra, mas podemos fazer muito mais. Ivoti é passagem, o que já é uma grande coisa, 10% do caminho a percorrer até se transformar numa cidade turística. Temos belas paisagens, que representam outros 10%. Estamos mais perto do que ninguém do turismo regional, aquele oriundo da grande Porto Alegre. A 10 km de Novo Hamburgo e 45 quilômetros de Porto Alegre, Ivoti está aqui do lado para uma visita rápida, sem muita perda em estradas engarrafadas. A prova está no Núcleo do Buraco do Diabo. Ele não é mais visitado somente em dias de eventos. Todos os domingos recebe 1.000 pessoas, que vão lá comprar ou simplesmente tomar um chimarrão.
O QUE FALTA
Falta aquilo que mais se ouve falar. Para desenvolver o setor, falta dinheiro, só isto. Temos o turismo de eventos, Kerb, Feira do Mel, Feira das Flores, etc. Mas falta dinheiro para aumentar os investimentos para atrair mais turistas, nem que seja só no fim de semana. Para atrair indústrias, não precisa nada. Só precisamos ser receptivos e receber bem quem quer investir. Lamentavelmente aqui acontece o contrário, mandamos os interessados embora como se fossem invasores de outra galáxia que querem vir aqui nos fazer mal. Pode? Todavia é isto que acontece na prática. Estas coisas passam despercebidas, mas acontecem no nosso dia a dia. E o município caindo cada vez mais na sua arrecadação.
VOLTANDO
Em Nova Petrópolis existe o Parque Aldeia do Imigrante, visitado por milhares de pessoas todos os anos. Alguém teve a ideia de fazer daquele local um parque. E a partir da ideia iniciaram os investimentos. A Prefeitura local acaba de repassar para a iniciativa privada a administração do Parque simplesmente porque nada funciona na mão de órgão público. Do abandono, o parque ganhou vida. Aqui temos o Núcleo, um local aconchegante, lindo, aprazível, poderíamos botar aí mais uma dúzia de adjetivos. A Ponte do Imperador e por aí vai. Tem ali um grande problema, que são as enchentes. No entanto, nada que não possa ser resolvido. O homem foi para a Lua há 50 anos e não conseguiria resolver o problema das enchentes no Buraco do Diabo? Só precisa uma coisa, investimentos. Se forem realizados os investimentos necessários podemos transformar o Núcleo numa espécie de Parque Aldeia do Imigrante de Ivoti. Se a Prefeitura não tiver dinheiro, que entregue para alguém que quiser fazer os investimentos necessários. Existe muito dinheiro atrás de oportunidades e temos que ser sábios para trazê-lo para cá. E não fazer o contrário como acontece hoje. Para nossos homens públicos falta criatividade, um olhar para o futuro. Durante a semana continuamos.