Coluna Nova Petrópolis
Um passo muito importante para a música de Nova Petrópolis
É muito boa a notícia de que a Prefeitura está formando uma orquestra juvenil. Era algo que estava faltando. Apesar de Nova Petrópolis ter uma imensa tradição musical, percebe-se uma participação modesta dos jovens. Nas bandinhas típicas praticamente só participam instrumentistas com mais de quarenta anos (salvo algumas felizes exceções como, por exemplo, a Banda Saxônia). A reposição está atrasada. Enquanto isso, municípios menores como Picada Café e Linha Nova têm corporações musicais formadas por muitos jovens.
JOVENS NA MÚSICA
Faça-se uma ressalva importante sobre a participação de jovens na música de Nova Petrópolis: ela diz respeito aos corais, cuja continuidade já está sendo muito bem garantida junto às novas gerações.
PARA PARTICIPAR
Trompete, trombone, trompa, eufônio e tuba; saxofone, clarinete e flauta transversal; violino, viola, violoncelo, contrabaixo, guitarra, violão, bateria e teclado são os instrumentos que integrarão a Orquestra Juvenil Municipal. O ideal é que os integrantes já tenham o instrumento que irão tocar (embora a Prefeitura disponha de alguns instrumentos da área dos metais). Jovens de 12 a 25 anos, com ou sem conhecimento musical, devem se inscrever no Departamento de Cultura até o dia 28 de agosto. O regente da orquestra será o maestro e trombonista, Leandro Sudbrack.
O FIM DO MISTÉRIO
Os vereadores Freitas, Darlei e Ceará se enfrentarão no dia 26 de agosto na “Pernada Esportiva”. O evento beneficente acontecerá às 9h na Rua Coberta. Além da corrida (50 metros) dos vereadores, haverá 27 categorias, sempre com enfrentamento de três corredores. Numa destas categorias, a da imprensa local, estará este colunista que vos fala enfrentando Ricardo Lima (Jornal Nova Petrópolis) e Marcelo Moura (assessoria de imprensa da Prefeitura). Estão sendo comercializadas cartelas a R$ 5, em que o público poderá apostar nos vencedores das 28 categorias. Quem tiver mais apostas certas leva 30% do valor das inscrições. Os outros 70% irão para o Corpo de Bombeiros Voluntários e a Apae. A iniciativa é do jornal A Ponte e da Rádio Imperial.
PELA PREFEITURA
Pela Prefeitura haverá uma disputa bem interessante e que promete ser muito quente, entre o vice-prefeito Charles Paetzinger e o secretário da Educação, Ricardo Lawrenz, e ainda o secretário da Fazenda, Claus Altevogt.