Colunistas

Uma boa notícia para os agricultores collorenses

06/09/2019 - 10h06min

A Emater ainda não inaugurou oficialmente no município, mas já está funcionando. É uma excelente notícia para os agricultores, que podem ingressar nos programas de extensão rural e apoio à produção. O projeto de sucessão rural também é importante, pois capacita e orienta jovens a permanecer no campo, seguindo a trajetória familiar. O escritório fica no belo complexo do Centro de Agroecologia Jacob Klein, onde também estão o Meio Ambiente e a Agricultura, o que não ocorre por acaso. A Emater, agora presente em praticamente 100% dos municípios do Estado, é um parceiro importante em um setor igualmente fundamental para a economia gaúcha.

DOIS CAMINHOS

Para chegar até o Centro de Agroecologia, há dois caminhos: um pela área urbana da 48 Baixa e outro pela Nova Vila, para quem vem da Av. Presidente Lucena. Para ir até o local, optei pelo primeiro, onde a via tem de tudo no seu pavimento: asfalto, pedras e chão batido. A Prefeitura tem poucos recursos para investimento, apesar de realizar obras importantes, mas questiono se é possível haver um acesso asfáltico a este local frequentado pelos agricultores. Agora, com a Emater, talvez até o movimento aumente. Tem como projetar isto?

FUTEBOL DE BOMBACHA

Estou na expectativa de conhecer o Futebol de Bombacha na Associação Esportiva Capivarense. É um evento tradicional, e que ocorre em diversos municípios do nosso Estado nesta época de Semana Farroupilha. O jogo é no próximo dia 15, às 10 horas. Inscrições gratuitas já estão abertas para a equipe Munícipes, e devem ser feitas na Smel. O uniforme dos times é ao estilo gaudério: bombacha, bota, guaica, camisa (ou camisa polo), lenço e chapéu.

COXA E SOBRECOXA

As turmas 301 e 302 da Escola Estadual Walter Herrmann estão promovendo coxa e sobrecoxa, mais pão e repolho, para auxiliar nos gastos da formatura de final de ano. Cada cartão custa R$ 15, e o evento é no dia 5 de outubro, um sábado, às 11 horas, na Associação de Moradores do bairro Boa Vista. Conversei com o morador Oswaldo Gomes, popular Osvaldinho, que é um dos que estão comercializando os cartões, já que a filha dele é aluna do colégio. Para quem quiser adquirir ou obter mais informações, o telefone dele é 996774733.

VIOLÊNCIA SEM FIM

Triste saber que a violência segue à solta em Lindolfo. É verdade que é em todos os lugares, mas faço este recorte em função da única lotérica do município ter sido alvo de assaltantes nesta semana. Foram R$ 20 mil levados na madrugada, quando três bandidos abriram o estabelecimento e realizaram o furto. Felizmente, podem ter sido flagrados pelas câmeras de segurança. A lotérica tinha se mudado há duas semanas para a Rua Sertão Capivara. Até quando vamos viver esta rotina de criminalidade?

Copyright© 2020 - Grupo o Diário