Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Uma lei em favor dos animais em Nova Petrópolis

17/08/2018 - 11h00min

Durante a faculdade e depois a trabalho tive a oportunidade de morar em duas cidades maiores e menos desenvolvidas do que Nova Petrópolis, uma no Rio Grande do Sul e outra no interior de São Paulo. Do ponto de vista dos moradores, uma forma de se medir o desenvolvimento de uma cidade é pela quantidade de cachorros soltos na rua. Sob esse aspecto, essas duas cidades onde já morei eram um desastre. Bandos de cachorros correndo pelas ruas, alguns liberados pelos donos, outros abandonados mesmo. Isso não é um problema só dos defensores dos animais. É um problema de saúde pública para nós, humanos. Graças à conscientização das pessoas e a trabalhos voluntários como o do Focinho Amigo, Nova Petrópolis ainda está longe dessa realidade. Alias, não se pode imaginar uma cidade turística com bandos de cachorros perambulando pelas ruas.

SEMANA DOS ANIMAIS

Nesta semana foi aprovado pela Câmara de Vereadores um projeto de lei que, se for sancionado pelo prefeito, criará a Semana Municipal da Adoção e Proteção dos Animais. De autoria da vereadora Kátia, a proposta visa realizar a semana sempre por volta de 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. Proteger os animais dos maus tratos é uma tarefa difícil, visto que envolve fiscalização e até trabalho policial, uma vez que se trata de um crime. Isso não se resolve com a simples criação de uma lei nova. Claro, sempre é importante conscientizar as pessoas. O que parece ser pertinente é a lembrança da adoção. Pelo que se vê na cidade, ainda há espaço para avanços neste sentido. Cabe agora definir de que forma as adoções serão mais incentivadas e facilitadas durante a semana que acaba de ser aprovada pela Câmara.

EM VEZ DE CRÍTICA, UM ELOGIO

Mantenho a minha indignação com relação ao Calendário Oficial de Eventos. Como já critiquei bastante e tenho a real expectativa de que acontecerão mudanças para melhor, desta vez vou elogiar aqueles que respeitam rigorosamente o calendário. São as igrejas e comunidades religiosas. É muito difícil um evento de uma igreja não acontecer na data prevista no calendário. Não me lembro de um. E olha que as igrejas fazem muitos eventos ao longo do ano. Uma organização exemplar.

ANIVERSÁRIO DA BENOIT

Neste sábado, dia 18, acontece a comemoração dos 24 anos da Loja Benoit de Nova Petrópolis. Vai haver programação especial das 8 às 17h, com bandinha típica, chopp, brindes, promoções e a participação do Magalera. O Odiariofest também estará por lá. Na pessoa do gerente Oendel, os parabéns a toda a equipe da loja pela data!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.