Coluna Estância Velha
Uma reforma não habilitaria o hospital a retomar a realização de partos
Alguns vereadores usaram a tribuna para apontar uma solução para a falta de dinheiro da administração. Falaram em demitir alguns CCs, para sobrar dinheiro em caixa. Eu apoio totalmente a ideia, acho que a administração poderia sim dar uma enxugada, mas precisamos todos saber de uma coisa. Como tem quem oferece cargo em troca de apoio, também tem quem pede cargo em troca de apoio, ou seja, se vende em troca de cargos. Precisamos todos adotar uma postura diferente. O que não pode é, enquanto nos serve apoiamos, quando não serve mais, criticamos?
EXEMPLOS
A secretária de Saúde do Estado esteve em Estância Velha esta semana para falar sobre a interrupção da realização de partos no município. Muito objetiva e secretária disse que o Governo não tem dinheiro agora para aumentar o repasse ao município, que acumula um déficit de 250 mil mensal, por conta deste procedimento. Com uma projeção muito otimista a secretária pediu união da comunidade para passar por esta fase transitória, temporária e delicada pelo qual ninguém gostaria de passar. Deu exemplo de outros municípios que também passaram por tudo isso, lutaram para retomar a realização dos partos nos seus municípios e conseguiram. Esperamos que a nossa administração também faça a mesma coisa.
RECOMEÇAR
Uma coisa é certa, tanto a secretária como a coordenadora regional falaram a mesma coisa: “a decisão precisou ser tomada com a razão, deixando a emoção de lado”. Então não adianta chorar encima do leite derramado, o negócio é arregaçar as mangas e recomeçar. E para deixar claro, uma reforma não é suficiente para que o hospital volte a realizar partos. A estrutura é antiga, pequena. Precisamos pensar grande. Um anexo, novo, dentro das novas normas do Ministério da Saúde. Aprecio as iniciativas que tenho visto nas redes sociais para arrecadar recursos para o hospital, mas gente, são 250 mil mensais, e mesmo que a gente conseguisse isso, tem as questões técnicas estruturais da nova regulamentação do Ministério da Saúde.
COMISSÃO MISTA
Sugiro criar uma comissão, com representantes das entidades, empresários, órgãos públicos, e comunidade. De uma vez por todas esquecer disputas eleitorais, criar um fundo e começar a arrecadar dinheiro para a construção de um anexo no HMGV. Os políticos podem auxiliar buscando recursos em Brasília, e a comunidade realizando eventos e ações. Não é coisa para hoje, nem amanhã, mas uma iniciativa que a longo prazo poderá mudar o futuro da nossa cidade.
COLORIDO
Falando em coisas boas, este final de semana tem a Feira da Primavera e a Caminhada da Liga. Um final de semana florido, colorido e de muita solidariedade. Vamos aproveitar.
Excelente final de semana a todos