Colunistas

Uma vez foi plantada a semente e ela demorou para germinar

01/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 01/03/2019 - 13h45min

Mas germinou. O frigorífico construído há muitos anos atrás e que de início não deu certo, agora foi reinaugurado e abate 80 cabeças de gado por dia. É um baita faturamento para Lindolfo Collor, um município que tinha dependência quase total do couro e do calçado e que agora começa a diversificar um pouco a sua economia.

DISTRITO

Por falar em economia, tem também o distrito industrial, uma área herdada do município-mãe quando a então Picada Capivara se emancipou. Várias empresas estão instaladas ali e empregam um bom número de pessoas. É claro que as duas maiores se retraíram assim como quase todo o parque coureiro-calçadista dos outros municípios também. Entretanto, a melhor herança que um prefeito pode deixar é gerar empregos diversificando a economia. Até onde a Prefeitura pode participar deste processo, ela tem que entrar. O prefeito é o líder máximo do município e é ele que pode dar um norte para Lindolfo Collor. E o prefeito deve saber que não pode depender muito de um único setor. Vem uma crise como a que se abateu sobre o calçado e a porcaria está feita. Perdem-se empregos e muitos que não se recupera mais, ou se leva muito tempo para recuperar.

INAUGURAÇÃO

Foi inaugurada nesta semana a Escola Meno Heinle no bairro Boa Vista. A obra estava parada desde 2016 e somente neste ano foi concluída. A nova escola atenderá 106 alunos que residem no bairro e imediações. O bairro Boa Vista cresce muito, pois fica na divisa com Ivoti e muitas pessoas que até trabalham no município vizinho residem no Boa Vista, onde a oferta de imóveis é mais barata do que em Ivoti. A demanda de 106 alunos até a 5a série não é pouca coisa. É um número grande de alunos se levarmos em consideração que estes bairros mais próximos da divisa com Ivoti são mais novos e há algum tempo atrás nem existiam. Depois de dois anos de poucas inaugurações o prefeito Wiliam Winck acabou de inaugurar o frigorífico e agora inaugura uma nova escola.

DEUS

Desde que começou a atual legislatura está instalada uma verdadeira guerra entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura. Dos 9 vereadores, 5 são da oposição. E tudo que a oposição quer é ver o prefeito com problemas, não importando quais são. Já se sabe de antemão que daqui a pouco mais de um ano haverá eleições e estarão frente a frente o atual prefeito e o ex prefeito que todos sabem quem é. Outro dia o ex-prefeito foi na Câmara Municipal e usou a tribuna para se pronunciar. Usou no final do seu discurso o slogan de Bolsonaro. Deus acima de tudo e Lindolfo Collor acima de todos.

GUERRA

O presidente da Câmara entrou na Justiça contra a Prefeitura para exigir o repasse de 7% da receita que o Legislativo tem direito. Convenhamos, é uma lei pra lá de sem vergonha. Os 9 vereadores vão fazer o que com tanta grana. Deve dar o que, algo em torno de 1,5 milhão e não precisam mais de 400 para pagar as contas da Câmara. Sem dúvida, este 1 milhão que eles querem a mais só para sacanear o prefeito serve no fundo para sacanear a população. É dinheiro que vai faltar ao longo do ano para muita coisa que precisa ser feita no município. Fazer politicagem com a população é coisa do Brasil velho. Não o novo que nasceu em outubro do ano passado.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário