Coluna Estância Velha

Vamos apreciar as escolas na rua

07/12/2018 - 11h00min

Atualizada em 31/01/2019 - 09h28min

A Presidente Vargas recebe hoje a noite o Desfile do Natal da Paz. As escolas e entidades vão para a rua e levam o espírito natalino para o centro do município. Uma oportunidade de prestigiar os estudantes que passam o ano inteiro estudando e que, agora, próximos do recesso de verão, ainda tiram tempo para se dedicar a um evento como este. É a oportunidade também para quem ainda não foi conferir a programação de Natal, ir prestigiar o que a cidade tem a oferecer. A decoração está muito bonita e foi caprichada para receber as visitas – seja de turistas ou de quem vive aqui. E não é só no centro, há outros espaços com a mesma iluminação e capricho na decoração. Na entrada da cidade, na praça Walter Jacob Bauermann. Dá para caprichar mesmo gastando pouco, de fato.

PARADO DE NOVO

Mais uma vez o projeto dos FGs foi para a plenária e mais uma vez teve a votação adiada. Dessa vez foi o vereador Carlos Albino Dietrich, o Geada (MDB) que pediu vistos – membro da situação. Com a eleição da nova mesa diretora no dia 18 e proximidade do recesso de final de ano é possível que a iniciativa só venha a entrar em pauta, novamente, no ano que vem. A novela está longe de acabar, é verdade, mas parece os motivos para isso têm se tornado cada vez mais plausíveis por parte de alguns parlamentares. Onde isso vai levar a população eu, de fato, não faço ideia. É uma incógnita, mas ainda assim esperamos que as melhores decisões sejam tomadas, afinal, é do hospital, é da saúde das pessoas que estamos falando e ela não pode ficar sendo saco de pancada por conta de guerras políticas internas. É isso.

IPTU

Final de ano, logo começa 2019 e com seu início as contas. Aquelas de início de ano. Como o IPTU, por exemplo. Em sessão, os parlamentares aprovaram o desconto para o pagamento em parcela única. É um bom incentivo, sabemos que a cidade depende da arrecadação e incentivar a população a fazer os pagamentos ajuda bastante. É claro que há quem não vai conseguir – ou querer pagar de qualquer maneira – efetuar os pagamentos, mas ainda assim é uma boa forma de garantir um bom início de ano. O importante, no entanto, não é garantir a arrecadação, mas sim saber onde usá-la e como aplica-la. 2018 foi um ano de problemas financeiros, esperamos que 2019 traga melhoras.

URUBU

Dias atrás fui procurado por conta de uma situação que tem incomodado uma profissional da cidade. Um urubu fez um ninho em cima do consultório da pessoa e, agora, ela precisa conviver com o cheiro dos restos de animais que a ave traz para se alimentar e alimentar os filhotes. Procurado o secretário de Meio Ambiente disse que aguarda resposta do Ibama, pois não dá para remover os animais do local por conta dos riscos aos filhotes. Mas, e a pessoa que tem de conviver com esse problema, como fica? Devemos pensar no bem estar animal, mas também no dos moradores. Complicado, mas acabasse por se ficar a mercê de órgãos públicos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário