Colunistas

Vamos dar valor a nossa gente

09/11/2018 - 11h00min

Atualizada em 09/11/2018 - 11h15min

Aqui em Ivoti sempre convivemos com fenômenos que dizem respeito à politicagem. Durante os últimos 30 anos, quando a Prefeitura esteve entregue a Arnaldo ou Maria, metade ou um pouco menos de nossos secretários eram recrutados de fora do município através da famigerada indicação política. Sobra algum correligionário de partido simpático ao prefeito sabe-se lá aonde e ele acaba arrumando um emprego em Ivoti. Como acontece isso? É que nossos dois prefeitos desta época toda eram muito simpáticos a indicações políticas de deputados com assento na Assembleia e que não tinham onde enfiar toda esta gente que pede emprego para eles. O nosso secretário do Meio Ambiente mora em Canoas. Será que não temos ninguém habilitado aqui para desempenhar esta função e temos que entregá-la a uma pessoa que vem de tão longe e que nem conhecemos direito?

AUTARQUIA
Com a Autarquia de Água aconteceu a mesma coisa. No primeiro ano ela teve como diretor o senhor aquele do município vizinho, que parecia ser uma pessoa séria à primeira vista, mas que acabou parecendo alguém que se aprofundou no que tem de mais podre em Brasília. Ele deve ter feito pós-graduação em má gestão e escolheu a escola errada. A Autarquia padeceu nas mãos desse senhor por quase 4 malditos anos em que fizeram gato e sapato com a instituição. Ainda por estes dias respondeu sindicância interna na Prefeitura e terá que devolver mais de R$ 100 mil por compra indevida de um gerador inútil.

DOSE DUPLA

No 5o ano da Autarquia a coisa piorou ainda mais, o que parecia impossível de acontecer, mas que se confirmou. Na administração que assumiu em 2017, a então prefeita se debatia sobre quem seria o próximo diretor da Autarquia. Ela já estava com a Prefeitura atulhada dessa gente de fora. E não é que um belo dia apareceu um senhor engravatado para tomar posse como diretor da Autarquia? Era de São Leopoldo, onde se graduou em má gestão. Ele só não assumiu porque eu esperneei que nem um cavalo matungo quando querem montá-lo. O que veio no seu lugar não mudou muita coisa porque também era de São Leopoldo, onde se formou com aquele pedigree que estava estampado nos olhos. Tudo de fora, indicados politicamente, para surrupiar o dinheiro do povo de Ivoti.

SOLUÇÃO

Não estou nem entrando no mérito das indicações políticas na Câmara de Ivoti, as quais os vereadores são suscetíveis. Também tudo de fora e são piores que nossos advogados de Ivoti. A solução, para acabar com estas poucas vergonhas patrocinadas por nossos eleitos e que botamos lá para fazer outra coisa, mas não importar gente duvidosa por indicação política, é fazer uma lei proibindo a importação de fora dessa gente. Em Gramado tem uma lei que proíbe este tipo de emprego em cargo de CC, ou seja, de confiança. Eles têm que ser todos de Gramado.

BOLA COM VOCÊS

A bola está com os vereadores. A dica está dada. Basta alguém deles querer para acabar com a nomeação de CCs de fora do município. A experiência nos mostra que não temos nada a aprender com eles. Vamos dar valor a nossa gente.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário