Colunistas

Veja algumas curiosidades da campanha política em Dois Irmãos

08/10/2020 - 08h20min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

CURIOSIDADES DA CAMPANHA

– “Ué, nem ele vai votar nele mesmo?”

– “Chega a seis o número de candidatos que garantem que vão herdar os votos do fulano, que concorreu em 2016 e agora não vai”.

– Pois é, tem uma turma aí que lê a Começo que não é fácil. Esta frase aí acima foi me passada por um deles, imitando a voz do Bonner. Na verde, para mim, também falaram, mas foi uns dois ou três. Vão cair do cavalo? Não. Mas outro dia a gente explica

– Esta turma aí contou que um dos candidatos vai surpreender. Nem ele imagina que vai fazer tanto voto. Mas sabe o motivo? Vai fazer mais voto pelo chamado “voto de protesto” do que voto para ele mesmo.

– Outro caso, que parece mentira, mas não é. Um candidato a vereador não vai votar nele mesmo. É que ele já sabe que não tem chance, então, vai depositar seu voto em um amigo, que também é candidato, porque este teria mais chance. Pode isso, Arnaldo?

– “Não precisa votar no fulano, ele já está eleito, vota em mim que aí eu também ‘passo’”. Esta frase também já está pipocando por aí. Ou seja, “baita amigo” este hein!

QUEM VAI HERDAR

– Por falar nisso, quem vai herdar os votos destes que concorreram em 2016 e não vão concorrer este ano?

– Paulão fez 2.027 votos e agora concorre a prefeito. Quem herdará seus votos para vereador? Quantos destes votos ele conseguirá transferir para a esposa?

– Sérgio Fink fez 1.035 votos. Ele não concorre. Quem fica com esta votação toda?

– Filipin fez 822 votos e não concorrerá à Câmara. Ele vai a prefeito, então, quem ficará com seus votos de vereador?

– Jailton Proença fez 513 votos e não vai concorrer neste ano.

– Mimi fez 480 votos.  Sachetti fez 425 votos, Betinho Rossa fez 380, Eliseu Rossa fez 349, Tonho fez 339 e também não concorrerá, pois vai a vice.

– A lista continua: Ademir Nogueira fez 331 votos, Idemar fez 305, Vicentina fez 189, Marcão Lima fez 170, Fernando Espitalher fez 141. A lista continua, mas vamos parar por aí.

– Olha só, estamos falando de quase 3 mil votos se contabilizarmos apenas Fink e outros que não terão familiares na disputa. São votos que estão órfãos. Para onde vão?

– E se somarmos todos estes citados acima, inclusive Paulão, temos quase 8 mil votos órfãos. Alguns, serão direcionados a amigos e familiares. Mas nem todos. Ou seja, tem muito voto para buscar.

ENTRETANTO, TODAVIA

– Portanto, meu amigo, se tu é candidato, corra atrás, se divulgue, dispute voto, peça voto e não esqueça de gastar sola de sapato. Não acredite tanto em rede sociais, que nem todo mundo perde 3 segundos lendo depois de dar a curtida.

E alguns, inclusive, estão fugindo das redes sociais justamente pela insistência que se tem de alguns candidatos lá. Inclusive, não esqueça mostrar que é candidato, muitos podem não saber.

Por fim, para quem quiser, temos espaço no jornal para publicar teu santinho, em valores a partir de 150 reais.

– A mensagem positiva do dia: “Invista toda sua energia, invista tudo o que você tem naquilo que te dá retorno”, Pablo Marçal. Ao falar em “dar retorno”, não nos referimos a dinheiro, mas em valorizar o que vale a pena. Ótima “segunda-feira”, lembre-se de adiantar o serviço hoje, porque segunda é feriado. De novo!

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário