Colunistas
Veja porque o discurso do Fidelix sobre dono do frigorífico incendiou Herval
“Devo aceitar esse convite e entrar para renovar a cidade de Santa Maria do Herval? Sim ou não?” Não que seja curioso, mas queria muito saber o resultado desta enquete feita pelo Cristiano Cardoso, dono do frigorífico Boa Vista em suas redes sociais.
FIDELIX
A propósito, será que ficou um único morador do Teewald sem receber no seu WhatsApp o convite do Levy Fidelix ao Cristiano para ser pré-candidato a prefeito de Herval? Certamente, foi um risco de pólvora e todo mundo viu. O que a gente não sabe foi a reação das pessoas, se políticos ficaram tensos, se deram risada, se ficaram furiosos, curiosos…
ANÁLISE
Enfim, deixando a questão do Cristiano e do frigorífico a parte, gostaria de falar com o Fidelix, presidente do PRTB do General Mourão, nosso vice-presidente com todo respeito. Diz o Fidelix: “Como tal, tenho certeza absoluta que essa população que tanto precisa melhorar suas condições de vida, com mais emprego, mais educação, mais saúde, melhorias de infaestrutura e estradas…” Nada contra o Fidelix, afinal, muito antes de ‘eu nascer’ ele já era jornalista no Rio, antes de cair na político. Mas, falarei isso ao senhor Fidelix e falarei a qualquer político de longe que venha aqui no Teewald ou qualquer cidade meter o bedelho: “muita calma nesta hora”.
A gente sabe que o Herval precisa de muita coisa, assim como Dois Irmãos, como o RS e o Brasil. Mas, será que ao falar em melhorar “as condições de vida” das pessoas, não está pisando no trabalho da prefeita Mara e do ex-prefeito Rodrigo? Acho que não seria tão deselegante, mas… E ao frisar a frase “que tanto precisa melhorar” não dá até a impressão que nem estradas temos? “Tanto precisa melhorar”, repito! Mas, se não tivesse estradas, como os bois chegariam ao frigorífico e sairiam como carne para os açougues? De helicóptero?
Será que ao falar que precisa melhorar “saúde, educação e tal”, Fidelix não está pisando no trabalho do Ademir e do Derly, lá atrás, que começaram tudo que se tem hoje, de saúde e educação? Ou melhor, será que não menosprezou o falecido Romeo Wolf (e o Arnildo Mallmann, tão importante para o interior de Dois Irmãos e Morro, antes da emancipação), além dos demais prefeitos, antes da emancipação, cada qual a seu tempo, que tanto fizeram pelas comunidades do interior, como as escolinhas, terraplanagens para salões, campos de futebol e estradas?
IMPORANTE
– Então, antes que venha Brizola, FHC, Lula, Figueiredo, Eimael, Alckmin ou qualquer outro aqui querer ensinar a roda, quem sabe, venham primeiro conhecer o Herval, o Morro, Dois Irmãos e depois tirem suas conclusões. Aposto que o discurso será outro! Mas venham conversar com os hervalenses antes, para, realmente, ver o que se precisa.
– Acima, falamos apenas do Fidelix. Não falamos do Cristiano, que tantas vezes foi pauta por conta do frigorífico. Falaremos da situação na coluna que vem e, quem sabe, até lá, ele já tenha atendido a nossa reportagem.
– Por fim, a mensagem positiva do dia do livro Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.