Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Vem aí o estacionamento pago no centro de Nova Petrópolis

27/07/2018 - 11h00min

ESTACIONAMENTO I

Estamos bem próximos de ter que pagar para estacionar no centro da cidade, como pode ser conferido na edição de hoje. Um mal necessário por conta da nossa falta de inteligência coletiva. Comentei muitas vezes aqui na coluna que algumas pessoas, se pudessem, entravam com o carro dentro das agências bancárias, só para não precisar caminhar alguns metros. A cidade virou um amontoado de carros ao longo da avenida. E as ruas paralelas, cem metros do lado, dando a maior sopa. Então, se não tem outro jeito, que venha o estacionamento tarifado e que funcione bem.

ESTACIONAMENTO II

Há uma segunda maneira de ler a implantação do estacionamento tarifado: ele representará um novo tipo de despesa para muitas famílias da cidade. Elas terão que reduzir os gastos em algum lugar. Na prática, isso é perda de poder aquisitivo, ao passo que a Prefeitura arrecadará um pouco mais.

ESTACIONAMENTO III

O edital tem mais de 100 páginas. Para mim, leigo, me pareceu muito bem elaborado. Só um ponto me chamou a atenção. Lá pelas tantas diz assim: “A Zona Azul e Zona Verde é a única ferramenta disponível para a garantia de direitos constitucionais aos cidadãos, reservando vagas específicas para idosos e portadores de necessidades especiais, e fazendo com que estas sejam respeitadas”. Não devemos acreditar nisso. As vagas especiais seriam totalmente respeitadas se as autoridades deste país administrassem bem os recursos públicos e exercessem corretamente o seu papel de fiscalizar o cumprimento das leis.

ESTACIONAMENTO IV

Uma curiosidade que eu tenho é com relação ao terreno que existe atrás da Prefeitura, atualmente o maior pátio de estacionamento do centro da cidade. Uma vez que houver tarifa, ele continuará aberto? Se sim, não vai atrair muito mais carros? Se sim, não vai virar uma completa bagunça? Vai ter alguém organizando? Ou vai ser restrito? Para quem? Ou vai ser fechado? Fechando, os funcionários que trabalham na Prefeitura não vão reclamar? Veremos o que acontece.

POR INCRÍVEL

Por incrível que pareça, tem gente achando que os jornais não deveriam se ocupar do buraco na rótula das avenidas 15 de Novembro e 3 de Maio. Sim, já dá para voltar a chamá-lo de buraco, pois da quarta para a quinta-feira ele começou a reabrir. Ao meio dia de ontem já tinha uns 20 centímetros. A previsão é de mais chuva para o fim de semana. Das duas uma: ou teremos os riscos de um buraco escondido na água ou a volta dos cones e cavalete, tão “bonitos” quanto o próprio buraco. Está certo que aquele é um ponto problemático e não é de hoje. Mas algo precisa ser feito. Parece que já tem motociclista procurando a Prefeitura e pedindo ressarcimento de custos por danos sofridos nesse lugar. Onde se quebra uma roda de moto também pode haver feridos graves.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.