Coluna Nova Petrópolis

Vereador propõe que a Brigada Militar use o posto da PRF

01/11/2019 - 10h11min

Na próxima sessão da Câmara, segunda-feira, dia 4, os vereadores tratarão da situação do posto local da Polícia Rodoviária Federal. Há mais de um ano ele vinha tendo funcionamento parcial, estando fechado na maior parte do tempo. Mas há algumas semanas o posto foi fechado em definitivo. Diante disso, o vereador Daniel Michaelsen (MDB) apresentou uma indicação para que o imóvel da PRF passe para a Brigada Militar. Para tanto, as autoridades e lideranças locais precisariam tratar com a direção da Polícia Federal, em Porto Alegre. Como a experiência da própria PRF já mostrou, trata-se de um posto com excelente localização para fins de segurança e fiscalização. Provavelmente seria muito bem-vindo por parte da Brigada Militar.

O XIS DA QUESTÃO

A sugestão de Daniel Michaelsen não é importante só por causa da readequação do uso daquele posto policial. Acontece que possivelmente esta será a primeira vez que o tema será tratado pública e abertamente. Qual tema? O fechamento do nosso posto da PRF. Sim, ele se consumou agora, no início de outubro. Mas a deficiência vinha se acentuando há bem mais tempo. O motivo é a conhecida falta de efetivo. As autoridades não gostam muito de explicitar um problema desses porque acreditam que a informação servirá para orientar o crime. Respeitosamente eu discordo deste tipo de entendimento. Os criminosos sempre são os primeiros a saber quando há alguma deficiência na segurança pública. Ou será que houve reportagens evidenciando a falta de brigadianos nesses pequenos municípios gaúchos que volta e meia sofrem com violentos ataques a bancos?

APLICATIVOS

Escrevi várias vezes aqui na coluna que o projeto de lei sobre o transporte clandestino era a grande oportunidade para se regulamentar também o transporte por aplicativos. Cedo ou tarde o município terá que fazer isso. Então porque não fazer o serviço completo? Para atender as (legítimas) reivindicações dos taxistas, os vereadores optaram pela tramitação daquele projeto de lei em regime de urgência. Quando se deram conta da complexidade do quadro, já era tarde demais. A votação estava marcada e o regimento interno da Câmara só oferecia as opções de aprovar ou rejeitar o projeto de lei. Aprovaram, mas sabendo que ele é deficiente e deu origem a mais uma lei inócua.

LEI INÓCUA

Os transportadores clandestinos, que se identificavam como “Uber”, agora de fato estão desaparecendo. E para onde eles estão indo? Para os aplicativos! É verdade que operadores como Uber e Garupa impõe uma série de exigências aos motoristas. Elas pelo menos trazem algumas garantias aos usuários, que os clandestinos são incapazes de dar. Porém, enquanto não for regulamentado por legislação municipal, o transporte por aplicativos é um segmento comercial totalmente alheio à autoridade da Prefeitura. Assim como eram os clandestinos. Para a autoridade municipal, nada mudou.

ENTARDECER MUSICAL

Hoje tem início no Parque Aldeia do Imigrante a programação do Entardecer Musical. A proposta atende a um pedido antigo do público, de que o Parque fique aberto até mais tarde em sextas-feiras, possibilitando assim o tradicional “happy hour” após o expediente de trabalho. E a ideia é justamente essa: em sextas-feiras o Parque e o Restaurante Biergarten ficam abertos até as 19h30, sempre com música ao vivo a partir das 17h30. Hoje, a estreia é com Silvio Acústico. Semana que vem, Gefrei Wendt. A isenção de ingresso para os moradores de Nova Petrópolis segue mantida (mediante a apresentação da carteirinha de munícipe).

Copyright© 2020 - Grupo o Diário