Conecte-se conosco

Colunistas

Você paga tudo duas vezes

05/10/2018 - 11h00min

Faleceu ontem o nosso amigo Edio Klein, uma grande pessoa, além de homem público sério e honesto. Edio é natural de Linha Nova e veio para Ivoti ainda novo. Foi por cerca de 30 anos presidente do Sindicato dos Trabalhadoras Rurais de Ivoti, vereador por uns quatro mandatos. Vice-prefeito de Maria, Edio também foi secretário da Agricultura. Com tanto envolvimento comunitário, o seu falecimento repercutiu muito e não poderia ser diferente. Não conheço um inimigo que ele tenha tido. De bom trato, tinha um traço que nem todo mundo conhecia. Era, sem dúvida, um dos maiores contadores de piadas da cidade, ou quiçá, da região. Era capaz de se estender por horas contando piadas. Vai fazer muita falta.

ELEIÇÕES

Não dá para deixar de falar de eleições na sexta-feira, véspera de eleição para presidente da República, de longe a mais importante de todas que teremos neste fim de semana. É tanta coisa em que o eleitor terá que votar, que não dá para deixar de fazer uma “cola” e levar junto para a urna. Vale lembrar que elegeremos presidente, senadores, deputados federais, governador e deputados estaduais. Provavelmente teremos segundo turno para governador e presidente da República. O Diário publica amanhã uma “cola” para recortar. Não tem como guardar na cabeça tanto número de candidato.

FESTA

O domingo será uma festa da democracia. Só tem uma coisa. O voto deveria ser facultativo, como é na maioria das melhores democracias do mundo. Vai votar quem quiser. Na média, 50% das pessoas vão votar nestes países. Aqui no Brasil, mesmo o voto sendo obrigatório, passa de 30% o número de pessoas que não votam em ninguém. Simplesmente não comparecem, anulam o voto ou votam em branco. Aqui no Brasil tudo é obrigatório. Você é obrigado a pagar imposto; você é obrigado a pagar transferência de carro; você é obrigado ir votar; você é obrigado a pagar mais de 60 impostos e taxas diferentes ao longo do mês; você é obrigado a justificar a falta se não foi votar; os meios de comunicação são obrigados a exibir todos os dias a Voz do Brasil; você é obrigado a ter um plano de saúde se não quiser depender do SUS; você é obrigado a pagar segurança privada se não quiser depender da segurança proporcionada pelo Estado; ou seja, você paga caro e não recebe nada em troca.

VALE TUDO

Você ser brasileiro e ter que aturar o que se ouve por aí não é fácil. É muita asneira. Certos candidatos acham que somos todos jumentos, que engolimos tudo que eles falam. Tem candidato que governa há 15 anos e reclama de tudo. Reclama até do crescimento econômico. Ele diz o seguinte: vamos retomar o crescimento econômico, vamos melhorar a educação, a saúde e a segurança. Mas e aí cara pálida??? Dá vontade de responder para um sujeito desses, mas como ele está longe, não dá. Primeiro eles jogam o País nesta desgraceira toda. Agora eles vêm e dizem que só eles podem devolver ao País o que ele perdeu ao longo dos mandatos deles. E você tem que aguentar tudo isso.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.