Coluna Dois Irmãos
Você sabia que quase 1/3 da população de Dois Irmãos está aposentada?
Estamos a menos de dois meses das eleições para escolher de deputados a presidente da República, mas por aqui já se fala nas eleições de 2020. Falam em nomes daqui e nomes de lá. Inclusive, alguns, devidos a comentários que fizemos aqui na Começo. Mas hoje não falaremos de nomes e nem de partidos, mas iremos trazer uma informação que pode mudar tudo: na próxima eleição não será mais permitido “coligar na proporcional”, ou seja, pode ter coligação para prefeito, mas não poderá ter para vereador.
CANTO DA SEREIA
Em resumo, o que isso significa? Que os partidos vão ter que se virar para filiar gente e lançar de 15 a 18 candidatos a vereador, se não quiserem ficar sem eleger ninguém. Todos concorrem sozinhos, sem coligação de nominata para vereador. Então, todos aquelas pessoas que caiam no “canto da sereia” e se filiavam com promessa de concorrer a vereador, mas na hora H puxavam o tapete e ficavam de fora, porque não tinha vaga, agora podem se filiar, pois serão úteis. A vez de vocês chegou!
ELEITORES E APOSENTADOS
– Ontem citamos o número de eleitores e alguns vieram nos dizer que ainda pensavam que Dois Irmãos tinha 18 a 20 mil eleitores. A gente sempre acha que tem menos, porque os brancos, nulos e abstenções (quem não comparece para votar) é muito grande.
– Vejamos a última eleição: Tânia fez 10 mil e poucos votos, Miguel fez 6 mil e poucos e mais Jair menos que 1 mil. Se contar apenas a votação dos candidatos, que é o que normalmente lembramos, daria 18 mil e poucos. Mas, perceba, na eleição passada já tinha quase 23 mil eleitores.
– Se você ficou abismado com o número de eleitores, anota esta: Dois Irmãos tem 6.099 aposentados do INSS e mais 1.271 pensionistas. Isso quer dizer que são 7.370 que recebem “aposentadoria” (por idade, viuvez, tempo de serviço, os pensionistas, ou os “encostados”, que comumente se chama, por invalidez no trabalho). Afora outros regimes, como os da Prefeitura, Estado e outros, que é regime previdenciário à parte.
– Em resumo, devemos ter uns 9 mil aposentados na cidade.
NÃO QUER CALAR
Não é “meio muito” ter uns 9 mil aposentados na cidade, ou seja, quase 1/3 (ou ¼?) da população ser aposentada ou pensionista? Já se deram conta?
RÁPIDAS
– Na coluna de ontem publicamos um equívoco. Na verdade, o baile do Travessão não é no próximo sábado, será dia 25. Em outras palavras, não será no “próximo, mas, sim, no próximo depois do próximo”!
– Falando em errinho, não foi na coluna, mas é erro nosso, quando citamos que o encontro de coroinhas seria sábado à tarde. Na verdade, será às 10h e não à tarde quando todos vão à Caminhada da Família.
– Parabéns à Renovare pela campanha do agasalho que arrecadou duas toneladas de alimentos e mais de 1.500 peças de roupas para entidades da região.
– Sabe quanto é a inflação anual na Venezuela? Aqui no Brasil chegou a 10% na era Dilma e ano passado ficou em torno de 3%. No país de Hugo Chavez está em 25.000%.
– A mensagem positiva do dia, de Robert Stevenson: “Se os teus princípios morais te deixam triste, podes estar certo de que estão errados”.