Coluna Dois Irmãos
Você sabia que um prefeito pode se eleger com a mesma votação de 15 anos atrás?
Quando citamos ontem que Dois Irmãos tem quase 24 mil eleitores, alguns se assustaram. Acharam muito! Mas nem é tanto assim! Em 2018 eram 23.714 eleitores, agora são 23.896.
TEEWALD
Na verdade, o aumento do número de eleitores tem sido baixo nas últimas duas ou três eleições. E, podem apostar, com este recadastramento, o número de eleitores vai sofrer uma queda. É capaz de ter menos eleitores aptos a votar em 2020 do que tínhamos em 2018! Foi isso que aconteceu no município de Herval, que hoje (após o recadastramento) tem menos eleitores do que na eleição de 2016. E você, acha que o número de eleitores é alto ou baixo aqui?
20 MIL
– Sem contar que, ficando próximo de 24 mil eleitores ou não, certamente de 15% a 20% deste total não vai comparecer para votar – a famosa abstenção – com isso, o número de votantes deve ultrapassar, um pouco, a casa dos 20 mil ou 21 mil.
– Na eleição passada, por exemplo, 3.126 eleitores não apareceram, ou seja, uma abstenção de 13%.
– Ou seja, com 20 mil eleitores votando, se tivermos três candidatos a prefeito, o eleito poderá se garantir vitorioso com 7 mil ou 8 mil votos. Talvez até menos!
– E isso mostra que o número de eleitores não aumenta tanto assim, como se imagina! Quer ver? Lá nos idos de 2004 a dupla Renato Dexheimer e Chepa Schaeffer foi a vitoriosa com 6.223 votos, contra 5.200 de Sérgio Fink e Enio Ferrari e outros 4.428 de Veronez Bueno e Denise Maldanner.
QUER DIZER?
O que isso quer dizer? Que 15 anos depois (de 2004 para 2019), o número de eleitores – efetivos – não dobrou, não triplicou e nem aumentou tanto assim. Apenas aumentou um pouco! Ou aumentou a ponto de que nem fará tanta (ou muita) diferença assim nas urnas! Até porque, além da abstenção terão os votos brancos e nulos, meu amigo! Não acha? Quem discorda deste ponto de vista, manda sua opinião para a gente publicar!
NÃO QUER CALAR
O que o resultado da eleição presidencial de 2018 terá a ver com o resultado da eleição em 2020? Você lembra qual foi o resultado da votação? Amanhã a gente conta só pra ti…
RÁPIDAS
– “Bom dia Mauri, li sua coluna hoje, sobre os parabéns pela BR-116 e o trevo. Houve somente um erro nos nomes, o correto seria Olíbio Kilpp (in memoriam) e o filho Leonardo Kilpp”. Recebemos esta mensagem ontem. Pois bem, pedimos desculpas, pois nos passaram errado e citamos o sobrenome trocado. Eis a retificação!
– Hoje a noite, 14, tem o lançamento do livro Dois Irmãos: Baumschneis in Bilder, do Leonardo Boufleur, na Antiga Matriz. Parabéns!
– A mensagem positiva do dia: “O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é não saber o que quer”, do livro da “Mente Milionária”, de T. Harv Eker. Aliás, como diz aquela outra frase: para o barco que não sabe para onde quer ir, qualquer vento serve…