Coluna Estância Velha

Votar é apenas o começo

29/10/2018 - 11h00min

Atualizada em 29/10/2018 - 11h04min

A eleição passou. Temos, agora, dois meses até que 2018 termine e o novo presidente da República assuma. Enquanto isso, temos uma cidade para manter linda, limpa, boa de se viver. Sim, todos nós. Somos a força e já comentei diversas vezes, em diversas colunas, desde que assumi essa responsabilidade aqui. Ir às urnas é nosso dever cívico, nosso direito conquistado, batalhado a duras penas. Porém, não é apenas com o voto que fazemos o bem para o lugar onde vivemos, ele é parte importante, sim, mas não é a única. Somos responsáveis para, depois, ir atrás de tudo aquilo que nos foi prometido na campanha. Fiscalizar o trabalho, buscar que aquilo pelo que votamos seja, de fato, realizado. Somos os “patrões” e devemos sempre lembrar disso, independente de qualquer coisa, somos a voz que deve ser ouvida, independente de quem esteja no poder. Ainda somos a maior força, mesmo que esqueçamos disso. Cobre, fiscalize, exija.

NORMALIDADE

A eleição passou, como disse, e agora a normalidade volta para a cidade. Campanhas desaparecem. Candidatos voltam aos seus afazeres e nós voltamos aos nossos. Temos uma cidade para cuidar ao lado daqueles que escolhemos para governar. Há muito o que ser feito e precisamos cobrar por isso. Nosso vereadores, Prefeita, vice, secretariado, todos precisam fazer aquilo que prometeram em campanha, precisam trabalhar pelo bem da cidade, pelo bem de Estância Velha. Não é algo difícil, na realidade, é bem fácil, mesmo com os percalços que conhecemos. Temos voz e ela deve ser ouvida. Faça-se ouvir.

CUIDADOS

Recebemos uma reclamação sobre os banheiros da praça e, acredito, cabe falar da situação aqui hoje, afinal, falei tanto em voto e cobrar governantes por melhorias que seria incoerente da minha parte não falar quando necessário. Não é a primeira vez que ouço sobre problemas no local, provavelmente não vai ser a última. Mas isso que estão fazendo, à população eu digo, é o mais importante. Falar, denunciar, cobrar. Se ninguém fala, se apenas deixam passar, nada se resolve, nada vai para o lugar certo e nada se ajeita. Se a população fechar os olhos a Administração sequer sabe o que está acontecendo. Reclamar é preciso, fiscalizar é importante, cobrar é imprescindível.

POR FIM

Quero parabenizar os políticos de Estância Velha. Mesmo com as diferenças ideológicas, mesmo com as diferenças partidárias, souberam manter respeito durante a campanha eleitoral. Independente do partido, cada um dos parlamentares limitou-se a trabalhar em prol do que acredita, sem atacar o colega. É um trabalho difícil, sabemos disso, quem ganha é a população, quando aqueles, nas mãos de quem colocamos a cidade, mostram respeito. É disso que precisamos: respeito. Tolerância pelas diferenças, respeito para entender que nem todos pensaram como nós e que é assim que se vive na democracia. É de respeito que estamos falando e, acreditem, é de respeito que estamos precisando para o País andar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário