Conecte-se conosco

Colunistas

Comemorações e dúvidas

23/08/2019 - 11h03min

Saiu no jornal e foi falado aqui na semana passada. Cerimônia de inauguração da ponte de concreto sobre o Arroio Veado em Picada Scnheider. Estive presente no evento, fazendo a cobertura jornalística do fato. A questão que mais me chamou a atenção foi a demora pela atividade, uma vez que os próprios moradores me confirmaram que já utilizam a ponte desde o final do ano passado. Contudo, a participação grande a participação da comunidade no sábado pela manhã. Foi praticamente uma festa. E tenho que admitir que um benefício conquistado deve mesmo ser comemorado. Um pequeno problema, de deslocamento e transporte, foi solucionado. E isso é um ponto positivo para o município. Mas se parar pra pensar: Em todo o país, terminar obras como esta são assuntos tão burocráticos que merecem tantas comemorações. Em tempo: as melhorias não deveriam ser, enfim, sempre uma rotina?

COMEMORAÇÕES

Como todos sabem, no último domingo, dia 20, a Comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil estava em festa. 50 anos de existência ao lado da comunidade. O baile estava muito bonito, com grande participação de todos. E aqui fica o registro dos parabéns para a IECLB.

SAÚDE

Aqui vai um aviso para a comunidade conseguir se organizar: Na próxima sexta-feira, dia 30, não haverá atendimento no Posto de Saúde. Isso porque, segundo a Secretaria de Saúde, os servidores estarão em treinamento interno. Ainda conforme informações, os casos de urgência e emergência serão encaminhados para o Hospital São José de Ivoti. Questionei o secretário Pedrinho sobre que tipo de capacitação seria: os cursos apresentam os padrões e protocolos internacionais e do SAMU de atendimento.

MUNICIPALIZAÇÃO

Em conversa com o prefeito Nack, questionei sobre a questão referente a municipalização da Avenida Presidente Lucena, que é também a VRS- 865. Atualmente é o Estado quem cuida da rodovia. Entretanto, existe um interesse comunitário da estrada ser municipal no trecho dentro da cidade. Nack comentou que sabe da importância do assunto e disse que pretende ir até o DAER tratar sobre. A iniciativa é boa e de grande valor para o município. Esperamos que as agendas ocorram em breve.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Já que aqui sempre lembro nos assuntos de apoio e interesse da comunidade com as questões do município, vai mais uma para acompanhar: Nos dias 4, 5 e 6 de setembro ocorre a Consulta Popular. Neste ano, serão destinados R$ 20 milhões para todo o Rio Grande do Sul. Destes, 742.857,14 para Paranhana Encosta da Serra, grupo de municípios qual Presidente Lucena integra. É mais uma oportunidade de a comunidade colaborar com a escolha de onde alguns recursos podem ser aplicados.

EXPOINTER

Hoje é o último dia para as inscrições para visitar a Expointer deste ano. A parceria entre Prefeitura, Emater e Sicredi faz uma boa ação, buscando levar produtores locais até a Feira. Quem conseguir ir, acaba ganhando uma oportunidade de conhecer novidades no setor e ainda uma chance de agregar para a sua própria produção.