Conecte-se conosco

Destaques

Corsan ainda realiza estudos para melhorias em Nova Petrópolis

11/05/2020 - 14h50min

Município segue sendo abastecido por caminhões-pipa

Nova Petrópolis – Anunciados em fevereiro, os projetos de investimentos na rede de água ainda estão em fase de estudos pela Corsan. De acordo com o gerente municipal da companhia, Sadi Zimmermann, os valores giram em torno de R$ 20 milhões, e não 25 como ditos há três meses na sessão da Câmara de Vereadores em que esteve presente.

Zimmermann afirmou que recentemente engenheiros da Corsan estiveram no município levantando dados sobre os locais onde será construída a adutora que interligará os dois poços artesianos de São José do Caí e trará água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) no Centro. “São três meses para fazer o projeto, mas para a execução vai um ano, um ano e meio”, comentou.

“Não sei em que período isso vai ser iniciado, mas vai rolar”

Embora tenha-se completado os três meses ontem, 10, desde o anúncio feito no dia 10 de fevereiro, o gerente diz que ainda não há uma data para o começo das obras, pois a situação é burocrática. “Se elabora o projeto, encaminha, faz as licitações, tudo isso leva tempo. Não sei em que período isso vai ser iniciado, tem muita burocracia envolvida, mas vai rolar”, afirmou.

Falta de Água

Durante a última semana, Nova Petrópolis estava sendo abastecida exclusivamente pelo uso de caminhões-pipa, devido à seca da barragem Santa Isabel. Zimmermann afirmou que o município corria sérios riscos de desabastecimento, mas que a situação começaria a se normalizar no início desta semana. “Estamos esperando recuperar um pouco o arroio Santa Isabel, que aos poucos está voltando”.

Moradores relataram durante o final de semana que estavam há 48 horas sem água. Outros disseram que a falta já durava quatro dias. Segundo Zimmermann, estão sendo feitas melhorias nas bombas da barragem Santa Isabel. “Essas bombas não estão programadas para trazer menos água. Elas trazem 50 litros por segundo e agora não se consegue tudo isso. Estamos adaptando para trazer de 25 a 30 l/s e manter as bombas ligadas. Antes a gente baixava a rotação e elas quebravam, agora queremos trabalhar com uma vazão menor”, completou.

Sadi Zimmermann é esperado na Câmara hoje à noite (Créd.: Jéssica Zang)

Sadi Zimmermann é esperado para comparecer na sessão ordinária de hoje, 11, na Câmara de Vereadores, para dar mais esclarecimentos.

Chuva suficiente só em agosto

De acordo com o climatologista da estação climatológica de Campo Bom, Nilson Pedro Wolff, deverá chover cerca de 25mm entre terça e quinta-feira, o que é muito pouco perto do que a região necessita devido à estiagem. “Os modelos indicam que a chuva continua irregular até julho. Talvez em agosto tenhamos uma grande chuva”, afirmou.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima disse que Nova Petrópolis está com um déficit superior a 300mm comparado ao mesmo período em anos anteriores. “As chuvas têm sido ainda menores do que mostram as previsões. A próxima marcada pra terça, quarta e quinta é pouca. Estamos numa situação de níveis muito baixos e com certeza essa chuva que virá não é a salvação”, contou. De Lima afirmou ainda que o mês passado foi o abril mais seco dos últimos 90 anos, segundo a Agência Nacional das Águas.

 

MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DESTA SEGUNDA-FEIRA, 11.